Translate

domingo, 10 de março de 2019

Uma nova droga pode, possivelmente, ter curado a gripe





Estação da gripe

O vírus Influenza mata até 650.000 pessoas por ano e adoece muito mais - e mesmo se você receber sua vacina anual, você ainda pode pegar uma gripe que a vacina não protege contra.

É por isso que os médicos estão empolgados com um novo tratamento experimental que poderia fornecer ampla proteção contra muitas cepas da gripe, de acordo com a NPR, mesmo em níveis de infecção que atualmente são fatais. Há muitas ressalvas, incluindo que ainda não foram testadas em seres humanos, mas é possível que a nova molécula possa ser a tão esperada cura para a gripe.

Anticorpos

Um novo artigo publicado na revista Nature descreve o tratamento, que imita a maneira pela qual o corpo usa naturalmente anticorpos para combater vírus.

"Se você me dissesse há 10 anos que tínhamos uma pequena molécula que poderia fazer isso, eu ficaria completamente surpreso", disse Ian Wilson, biólogo do Scripps Research Institute e co-autor do estudo, na entrevista à NPR. "É uma prova do princípio de que drogas pequenas e gerenciáveis ​​podem se comportar como esses anticorpos realmente poderosos".

Teste com ratos

Os únicos pacientes que tomaram a nova droga até agora são ratos de laboratório. Mas mesmo quando os ratos foram expostos a níveis letais da gripe, 100% dos que foram tratados com o novo tratamento sobreviveram.

Promissivamente, de acordo com a NPR, o novo tratamento também foi eficaz no tratamento de células pulmonares humanas cultivadas em laboratório - potencialmente abrindo caminho para testes em humanos.

"É um estudo realmente interessante", disse à NPR Jesse Bloom, virologista do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, que não estava envolvido na pesquisa. "Precisamos de mais drogas na luta contra a gripe, e essa abordagem poderia fornecê-las."
____
Fonte: Jon Christian/Futurism.com: "A NEW DRUG MIGHT, POSSIBLY, HAVE CURED THE FLU" (tradução livre) - Imagem meramente ilustrativa: U.S. NAVY MEDICINE/VICTOR TANGERMANN

Nenhum comentário: