Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Nova pesquisa sugere que Planeta 9 pode ser um Buraco Negro

Misterioso Planeta Nove pode ser um buraco negro, sugerem novas pesquisas

Por Harry Pettit, The Sun - via The New York Post (tradução livre)


Representação artística do Planeta Nove, ponto escuro no espaço com a Via láctea ao fundo, por Tom Ruen / Wikimedia Commons
Representação artística do misterioso Planeta Nove - Crédito: Tom Ruen / Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

"Um objeto misterioso que antes se pensava ser um planeta não descoberto, nos limites do nosso Sistema Solar, poderia ser um minúsculo buraco negro, afirma um estudo.

Os especialistas argumentam há anos que um nono mundo distante em nosso Sistema Solar, conhecido como Planeta Nove, orbita o Sol em uma região bem além de Netuno.

Também conhecido como Planeta X, a ideia foi apresentada em 2016 pelos astrônomos para explicar as órbitas instáveis ​​de objetos distantes.

Segundo eles, o mundo hipotético poderia ter uma massa cerca de 10 vezes a da Terra e levar até 20.000 anos para orbitar o Sol.

No entanto, um novo estudo sugere que o Planeta Nove não é um planeta.

Em vez disso, uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Durham afirma que é um buraco negro do tamanho de uma bola de boliche.

Se estiverem corretos, dizem que poderão encontrar evidências na forma de flashes de radiação ejetados do objeto.

Especificamente, os raios gama devem ser criados por interações entre uma substância misteriosa chamada matéria escura ao redor do buraco negro.

Com base em previsões anteriores da massa do Planeta Nove, o buraco negro seria tão denso que só poderia ser do tamanho de uma bola de boliche.

Por ser tão pequeno, é improvável que o buraco negro represente qualquer ameaça à Terra - por enquanto.

A equipe agora planeja encontrar evidências cruciais para apoiar sua teoria maluca.


O hipotético Planeta Nove nunca foi observado pelos cientistas, e ainda não está claro se ele realmente existe.

Astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia propuseram a idéia de explicar as órbitas instáveis ​​de objetos distantes.

Os corpos espaciais em questão estão no Cinturão de Kuiper, uma região além de Netuno repleta de planetas anões e detritos gelados.

Os cientistas acham que a atração gravitacional de um nono planeta ainda não descoberto no sistema solar pode estar colocando os objetos em órbitas estranhas.

O Planeta Nove também está envolvido em uma estranha teoria da conspiração.

Conspiracionistas alegam há anos que um planeta errante chamado Nibiru pode um dia se chocar com a Terra, destruindo toda a vida como a conhecemos.

Alguns dizem que Nibiru é, de fato, o Planeta Nove. Eles acham que sua órbita elíptica um dia o levará ao caminho do nosso planeta."

Um comentário:

Anônimo disse...

O Planeta Nove, Nibirú ou Planeta X pode ser um portal estelar, um buraco negro ou buraco de minhoca por onde espaçonaves alienígenas tem acesso ao nosso Sistema Solar.