Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2021

2 conselhos de Bertrand Russel, um intelectual e um moral

Bertrand Russel, em entrevista à BBC, de 1959

Em 1959 a BBC entrevistou o matemático e filósofo britânico Bertrand Russel (1872-1970), Prêmio Nobel de Literatura 1950. E perguntou-lhe:

“Suponha que este filme seja visto por nossos descendentes, como os pergaminhos do Mar morto, daqui a 1000 anos. O que o senhor acha importante falar para essa geração sobre a sua vida e as lições que aprendeu?”


Conselho Intelectual

“Quando você está estudando um assunto ou considerando alguma filosofia, pergunte a si mesmo, quais são os fatos?  Qual é a verdade que os fatos revelam?

Nunca se deixe divergir pelo que você gostaria de acreditar ou pelo que você acha que traria benefícios às crenças sociais se fosse acreditado... Olhe somente para os fatos.”


Conselho Moral

“O amor é sábio, o ódio é tolo. Nesse mundo que está ficando cada vez mais interconectado, nós temos que aprender a tolerar uns aos outros, temos que aprender a aceitar o fato de que algumas pessoas dizem coisas que não gostamos.

Nós só podemos viver juntos dessa forma, se vivemos juntos e não morreremos juntos, nós precisamos aprender a bondade da caridade e da tolerância, o que é absolutamente vital para a continuação da vida em nosso planeta.