Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MIT apresenta novo sistema de dessalinização portátil



MIT apresenta novo sistema portátil de dessalinização de água movido a energia solar
por Singh Timon, 10/18/10 - tradução: Ronald Sanson Stresser Jr

A versão portátil do sistema criado pelo MIT
Uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou um novo sistema de dessalinização de água alimentado por energia solar, que visa fornecer água potável às zonas de desastre e zonas desfavorecidas do Planeta. 

O novo sistema de dessalinização da água pode ser facilmente embalado, para distribuição em zonas de emergência, e é totalmente alimentado por energia solar, por isso é capaz de funcionar em regiões áridas e remotas, fora da rede de energia elétrica.


Os sistemas de dessalinização exigem muitas vezes uma grande quantidade de energia para funcionar, bem como uma grande infra-estrutura para lhes dar suporte, mas o sistema compacto do MIT é capaz de fazer frente a estas variáveis devido à sua concepção engenhosa. 

Equipado com painel fotovoltaico o sistema é capaz de gerar energia para a bomba, que por sua vez empurra a água do mar, não potável, através de uma membrana permeável. Uma vez que o sal e outros minerais são removidos, a água pode ser bebida. O sistema ainda possui sensores que permitem a purificação da água, mesmo com pouca incidência de luz solar sobre o painel.

O conceito do sistema
O protótipo apresentado pelo MIT pode supostamente produzir 80 litros de água potável por dia, dependendo das condições meteorológicas. Uma versão maior também está sendo desenvolvida, que custará 8.000 dólares e será capaz de fornecer 1.000 litros de água diariamente. 

A equipe do projeto também afirmam que duas dúzias, de unidades de dessalinização, poderiam ser transportadas em um único avião de carga C-130, garantindo o fornecimento de água potável para mais de 10.000 pessoas.



O vídeo abaixo é uma sequência de fotos, com lapso de tempo, do sistema operando em um dia parcialmente nublado, em Boston, nos Estados Unidos. A parte superior esquerda mostra o sistema como um todo, no canto superior direito podemos ver o tanque que é preenchido com a água que foi dessalinizada pelo sistema. No gráfico podemos acompanhar as parcelas de radiação solar recebidas pelo sistema ao longo do dia. 
Vídeo: Dubowsky Steven, Bilton Amy, Kelley Leah



Recomendado para você

Nenhum comentário: