Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

l'EF01 O Fórmula 1 não poluente



O I'EF01 na pista de Magny Cours 
Com a onda verde tomando conta do Planeta, a Fórmula 1 está se vendo pressionada a buscar fontes de energia limpa. Esta busca por carros competitivos mas não poluentes parece se direcionar para o motor elétrico, o que seria uma grande revolução nas pistas. Um exemplo desta tendência é o protótipo Formulec EF01, um carro de corrida tracionado por motores elétricos de alta performance.

Exibido no Paris Motor Show, o carro de corrida elétrico é um trabalho de dois anos e meio, tempo usado para conseguir uma performance de Fórmula 3, sem uso de combustíveis poluentes. Se tudo der certo os carros elétricos estarão aptos a participar de corridas já em 2012.

Dois motores Siemens proporcionam ao bólido uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h e câmbio de apenas duas marchas. As baterias são de lítio-íon, da Saft, e duram entre 20 a 25 minutos. As células de energia ficam escondidas por baixo da carroceria (desenvolvida com a ajuda da equipe Mercedes GP Petronas de Fórmula 1).

A organização Formulec (http://www.formulec.org/) planeja iniciar uma nova categoria Fórmula, que poderia contar com a participação de outros construtores em 2013, uma vez que sejam decididas as especificações de base. Enquanto isso, confira abaixo um vídeo do EF01 em ação no circuito de Monaco.


Nenhum comentário: