Translate

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 de Outubro - Aniversário da Internet




Em 29 de outubro de 1969, pela 1ª vez na história, foi estabelecida a comunicação entre dois computadores através de pacotes de dados, eles foram conectados através de um vínculo estabelecido pela ARPANet, a antecessora da Internet. A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network), agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, foi a primeira rede operacional de computadores a funcionar conectada, comunicando-se através da comutação de pacotes de dados, o sistema precursor da Internet. 

Pode-se dizer que a ARPANet foi a mãe da Internet. Desenvolvida pelos Estados Unidos, na Agência de Pesquisas em Projetos Avançados, ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, tinha o objetivo de conectar bases militares e departamentos de pesquisa do governo norte-americano. A rede teve seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet.

A ARPANet foi criada pelo governo Norte-Americano, durante o período da Guerra Fria, visando manter a comunicação entre bases de processamento de dados, mesmo no caso de um ataque por parte de inimigos. 




Os Estados Unidos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneráveis, caso houvesse algum ataque nuclear soviético ao país.

Usando um backbone subterrâneo, blindado, a ARPANet ligava os militares e pesquisadores sem ter centro definido, ou rota única, para as informações, tornando-se um sistema quase indestrutível.

O projeto gerou tanto entusiasmo, e funcionou tão bem, que logo no início da decada de 70 as universidades e outras instituições, que faziam trabalhos conjuntos com a secretaria de defesa norte-americana, tiveram permissão para se conectar à ARPANet. Em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites on-line.

No final dos anos 70, a ARPANet já havia se expandido de tal forma que seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se ultrapassado. Foi aí que a ARPANet começou a usar o novo protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), utilizado até hoje.

Atualmente, há mais de 400 milhões de computadores permanentemente conectados com a Internet, além dos dispositivos portáteis, conhecidos como smartphone.


Recomendado para você

Nenhum comentário: