Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Perigo :: É eminente o risco de tempestade solar




Perigo vindo do Sol! É iminente a ameaça de uma tempestade solar sobre a Terra, segundo advertência feita por cientista da Universidade de Bristol…


É iminente a ameaça de uma tempestade solar sobre a Terra, segundo advertência feita pelo cientista da Universidade de Bristol, Ashley Dale, em declarações à revista Physics World publicada pela Sociedade Astronômica dos EUA.

Dale, que vinha trabalhando para identificar os riscos de uma tormenta solar em conjunto com o grupo internacional SolarMAX, garante que é “só uma questão de tempo” que o fenômeno “excepcionalmente violento” acabe atingindo a Terra e destruindo seus sistemas de comunicação e redes de eletricidade.

“Sem eletricidade, as pessoas teriam dificuldade para abastecer os tanques de seus carros, sacar dinheiro do banco e outras atividades imprescindíveis no cotidiano”, disse o cientista. A coisa pode ser pior ainda, pois os sistemas de distribuição de água e de controle dos tráfegos terrestre e aéreo também seriam afetados.

Imagine-se um “bug” provocado por tempestade solar, com a internet fora do ar, os serviços de primeiras necessidades sem energia, os metrôs paralisados… Voltaríamos aos tempos de meados do século passado, buscando as alternativas dos nossos avós.

O fenômeno anunciado, segundo a AAS (sigla da sociedade de astronomia americana), é consequência de violentas erupções na superfície do Sol que vêm acompanhadas das chamadas ejeções de massa corporal, com que as estrelas vermelhas lançam no espaço gigantescas bolhas de plasma e campos magnéticos.

Acompanhe em tempo real a atividade solar: http://soho.nascom.nasa.gov/spaceweather/


Fonte: http://jornaldehoje.com.br/perigo-vindo-sol-alex-medeiros/

Nenhum comentário: