Translate

terça-feira, 21 de outubro de 2014

X-37B o avião espaçonave secreto dos EUA

O X-37B regressou à Terra em segurança, na sexta-feira depois de quase dois anos no espaço numa missão secreta.




O avião secreto da Força Aérea norte-amerciana - o X-37B - aterrou em segurança no passado dia 17, na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, depois de 22 meses em órbita no espaço.



Esta é a terceira missão desta aeronave e a mais longa até à data. A missão, que teve início em dezembro de 2012, levou o X-37B, que se assemelha a uma nave espacial em miniatura, a orbitar em torno do planeta Terra durante 675 dias, um número sem precedentes. As duas missões anteriores duraram 225 e 469 dias.

A Força Aérea norte-americana mantém em segredo os objetivos e detalhes da missão. Segundo a agência France Presse, que refere a opinião de especialistas, esta pequena máquina de cinco toneladas e 8,9 metros de comprimentos fará parte de um programa de espionagem ultramoderno.
Reuters

X-37B na base de Vandenberg

O secretismo em torno das missões deste avião levantou também especulações várias: umas apontam que o X-37B transportava equipamento de espionagem, outras dizem que o avião pode ser usado para capturar satélites de outras nações ou incapacitar o programa espacial chinês.

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=4190019

Nenhum comentário: