Terra passará por dentro da cauda do cometa Halley no próximo mês
Nós, simples terráqueos, iremos presenciar um verdadeiro show nas próximas semanas quando a Terra passar pela cauda do famoso cometa Halley.
O Halley é, certamente, o mais famoso entre as pessoas. Ele apareceu pela primeira vez em 240 a.C. Além disso, ele foi o primeiro astro a ser classificado como periódico, ou seja, onde foi registrado que, de tempos em tempos, ele passa perto do nosso planeta. Essa constatação foi dada pelo inglês Edmond Halley, em 1705. Sua órbita é tão grande que ele passa pela Terra apenas a cada 76 anos, em média!
A última vez que o famoso cometa passou próximo de nós foi em 1986. Isso quer dizer que teremos o “ar da graça” de sua presença apenas no ano de 2061 – não esqueça de marcar no seu calendário. Mas apesar disso, ele não desaparece completamente. Como assim?
Sua cauda é extremamente longa, tão longa que a Terra passa por dentro dela todos os anos, nos meses de abril e outubro. Ao passar, o meteoro acaba deixando várias partículas e pequenos meteoros, que queimam na atmosfera terrestre quando passamos por ela. Ao passar por ela, ocorrem verdadeiras chuvas de meteoros, gerando um espetáculo no céu.