Translate

sábado, 28 de abril de 2018

Qual é a mais alta temperatura conhecida?



A temperatura mais fria no universo conhecido é o zero absoluto, o ponto em que todo o movimento para. Aqui está o que a física tem a dizer sobre a mais alta temperatura conhecida.


Está ficando quente aqui

Cada átomo no universo gosta de calor. Eles gostam tanto de calor que átomos e partículas subatômicas vibram e se movem quando estão quentes. Quanto mais quentes eles são, mais rápido eles se movem. Ao longo dessas mesmas linhas, quanto mais frias elas são, mais lentas elas se movem. De fato, no zero absoluto (0 Kelvin, -273° C ou -460° F), todos os movimentos dos átomos param completamente. Você não pode ficar mais frio do que isso. É como tentar ir para o sul do Pólo Sul ou para o norte do Pólo Norte; não só não vai acontecer, como não é possível.

A coisa mais quente que conhecemos (e vimos) está na verdade muito mais próxima do que você imagina. Está bem aqui na Terra, no Grande Colisor de Hádrons (LHC). Quando ele faz se chocarem partículas de ouro, juntas, para uma segunda divisão, a temperatura é de 7,2 trilhões de graus Fahrenheit. Isso é mais quente do que a explosão de uma supernova.

Pode ser ainda mais quente?

Teoricamente, sim. O primeiro concorrente para a temperatura mais quente é a temperatura de Planck, que equivale a 100 milhões de milhões de milhões de graus, ou 1032 K. Você simplesmente não pode colocar esse tipo de temperatura numa perspectiva. Não há como dividir esse número...

Isso é o máximo que você consegue na física normal porque, uma vez que fica mais quente, a física convencional simplesmente não funciona. Coisas estranhas acontecem. A força gravitacional se torna tão forte quanto as outras três forças naturais (o eletromagnetismo e as forças nucleares fortes e fracas), e elas se fundem em uma força unificada. Entender como isso acontece é chamado de "teoria de tudo" - o santo graal da física teórica moderna... algo que atualmente ainda não entendemos.

A temperatura de Hagedorn é a temperatura mais alta que podemos alcançar. Este é o ponto em que a matéria hadrônica (toda a matéria normal e comum no universo) não é mais estável e se rompe completamente. Chegamos a este ponto em cerca de 2 x 1012 K. Notadamente, alguns físicos teóricos postulam que, neste ponto, a matéria crônica não "evapora" mas, em vez disso, transita para a matéria quark, que pode então ser mais aquecida. No entanto, a matéria quark é uma fase teórica, e não temos certeza se ela realmente existe.

Outro concorrente para a temperatura mais quente do universo é cortesia de teóricos, que dizem que a temperatura mais alta é 1030 K, um pouco mais fria que a do competidor acima. Isso ocorre porque os teóricos das cordas acreditam que as coisas mais básicas no universo não são as partículas normais com as quais todos estamos familiarizados, mas as cordas vibrantes, que têm uma temperatura Hagedorn diferente da dos hádrons.

Infelizmente, é impossível testar as previsões feitas pelos teóricos das cordas - e muitas outras previsões que existem em tais extremos. Como resultado, não sabemos exatamente qual é a temperatura mais alta. Mas os mencionados acima são os melhores candidatos, de acordo com os físicos.
___
Texto: Jolene Creighton - @sciencejolene website - publicado: 8, Abril, 2014 - atualizado: 22, Março, 2018 as 3:03 pm - Fonte: futurism.com - What’s The Highest Known Temperature? (tradução livre)

Nenhum comentário: