O submarino Titan, da OceanGate, passa em seus testes iniciais e é enviado para mais testes nas Bahamas - depois seu destino será o Titanic - por Alan Boyle - GeekWire¹
O Titan, da OceanGate, deixa a marina em Everett, Washington, para o teste final em Puget Sound. (Foto: OceanGate) |
A OceanGate terminou de colocar seu submersível Titan em sua primeira rodada de testes de águas rasas em Puget Sound e está fazendo as malas para testes em águas profundas nas Bahamas. Depois irá para o Titanic. A equipe da OceanGate personalizou a embarcação, de 22 pés de comprimento, para levar até 5 pessoas a uma profundidade de 13.000 pés, com o objetivo de estudar, a partir de junho, um dos mais famosos naufrágios do mundo.
A construção foi concluída em janeiro e, nas últimas semanas, a empresa tem retirado o Titan de sua marina em Everett, Washington, para mergulhos de até 30 metros. "Está indo bem", disse Stockton Rush, CEO da OceanGate e piloto de testes chefe do Titan.
O Titan reúne uma série de inovações de alta tecnologia - incluindo um casco composto de carbono, um sistema de direção no estilo de videogame e um conjunto complexo de controles computadorizados. "Não estamos desafiando o casco", explicou Rush. "O que temos que fazer antes de irmos às Bahamas e essas profundezas maiores é garantir que todos os outros sistemas estejam funcionando."
Rush disse que a sincronização de todos os componentes eletrônicos do Titan - incluindo seu sistema de navegação GPS, sistema de medição inercial, quatro computadores, sensores de bordo e uma rede Wi-Fi - levou mais tempo do que ele esperava. Mas esses problemas já foram resolvidos.
Recentemente a equipe terminou de embalar o submersível, sua plataforma móvel, uma embarcação de apoio e outros equipamentos, em três caminhões para a viagem terrestre até a Flórida. Enquanto isso, um navio está sendo preparado para transportar, os equipamentos da OceanGate, de Fort Lauderdale para Marsh Harbour, nas Bahamas.
A OceanGate planeja testar o Titan em profundezas próximas as do Titanic por várias semanas, nas Bahamas. Quando esses testes em águas profundas estiverem concluídos, um navio de abastecimento chamado Island Pride pegará todos os equipamentos e navegará para uma localização ao largo da costa de Newfoundland, Atlântico Norte.
Esse local servirá como ponto de partida para uma série de mergulhos até o túmulo do Titanic. Os pesquisadores vão documentar o que está acontecendo com o naufrágio, que aconteceu em 1912 e só foi encontrado em 1985. Cada tripulação também incluirá especialistas em missões que pagaram mais de 100.000 dólares para participar da aventura.
O cronograma determina que o Titan visite o sítio repetidamente durante este verão do hemisfério norte, ao longo de 6 ou 7 semanas, capturando imagens em 3D e outros dados. Outra rodada de mergulhos já foi programada para o ano que vem. Há uma chance de que a programação tenha que ser ajustada, com base nos resultados dos testes nas Bahamas. Mas Rush disse que os passageiros pagantes estão aproveitando essa possibilidade.
"Metade dos nossos especialistas em missões também são 'Futuros Astronautas' da Virgin Galactic, então estão acostumados com a possibilidade de atrasos técnicos", disse ele. "Se a equipe tiver que atrasar um ano, que seja."
Rush vê muitas semelhanças entre os clientes da OceanGate e os clientes da Virgin Galactic, alguns dos quais esperaram mais de uma década para voar no espaço. Não é apenas sobre alcançar fronteiras, ele disse. É também sobre fazer parte de uma comunidade que está na jornada a cada passo do caminho.
"Não estamos interessados apenas em levar os glóbulos oculares para o Titanic", disse Rush. "Estamos tentando mudar a forma como a humanidade explora o oceano".
_____
Fonte: GeekWire - OceanGate’s Titan sub passes initial tests, gets set for Bahamas – then the Titanic (trad. livre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário