Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O fascismo na ótica Michael Mann



Michael Mann é um sociólogo histórico e professor de Sociologia na Universidade da Califórnia (UCLA). 

Ele obteve o seu B.A. em História Moderna na Universidade de Oxford em 1963 e o grau de Doutor (D. Phil) em sociologia na mesma instituição em 1971. Mann também é professor visitante na Universidade de Cambridge.

Mann é professor de Sociologia na UCLA desde 1987, foi leitor de Sociologia na London School of Economics e Political Science de 1977 a 1987. Mann também foi membro do Conselho de Diretores da revista Social Evolution & History.

Em seu livro "Fascistas" (Cambridge University Press, 2004), ele fornece a seguinte definição:

“Fascismo é a busca de um estatismo nacionalista transcendente e limpo através do paramilitarismo” (Mann, op. cit., p. 13)

Definição dos termos:

  • Transcendência: crença de que o Estado pode transcender os conflitos sociais e unir todas as classes em um todo harmonioso. Crença no poder da ideologia política de transcender a natureza humana e produzir um mundo melhor.
  • Limpeza (étnica): favorecimento um ou mais grupos étnicos ou raciais acima dos outros, tanto garantindo privilégios especiais quanto impondo dificuldades; deportação de minorias étnicas ou pior.
  • Limpeza (política): silenciamento da oposição política para que os objetivos transcendentes do fascismo possam ser realizados. Restrição à liberdade de expressão, colocando os partidos de oposição na ilegalidade, aprisionando oponentes políticos (ou pior) e doutrinando os jovens nos princípios fascistas.
  • Estatismo: promoção de um alto grau de intervenção estatal nos assuntos pessoais, sociais ou econômicos. Crença de que o Estado pode realizar tudo.
  • Nacionalismo: crença na unidade inerente de uma população com características linguísticas, físicas ou culturais distintas e sua identificação com um Estado-Nação. Crença de que a nação possui atributos especiais que fazem-na superior às outras nações em várias ou todas as formas.
  • Paramilitarismo: o nível mais básico da organização, esquadrões populistas que visam coagir oponentes e obter aprovação popular agindo como uma força policial complementar.

Nenhum comentário: