Translate

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Carros voadores autônomos estarão operacionais em 5 anos




CEO da Boeing: primeiros carros voadores autônomos estarão operacionais em menos de 5 anos - via GeekWire*


Os carros voadores autônomos sempre pareceram uma inovação futurística que pertence mais à tela dos cinemas do que à vida real, mas a Boeing está avançando rapidamente no conceito, e seu principal executivo diz que podemos ver os primeiros veículos aéreos autônomos operarem nos céus em menos de cinco anos.

Falando no GeekWire Summit, nos Estados Unidos, o CEO da Boeing, Dennis Muilenburg, expôs a visão da empresa para carros voadores, bem como a importância de medidas de segurança para o conceito. Muilenburg disse que a empresa já está construindo protótipos e espera que eles voem durante o ano.

"Imagine a cidade futura que tem rodovias tridimensionais, com táxis voadores, carros voadores", disse Muilenburg. "Esse futuro não está longe. Na verdade, estamos construindo os protótipos dos veículos hoje. Também estamos investindo no ecossistema que nos permitirá operar com segurança e confiabilidade como deve ser."

O cenário completo, de carros voadores autônomos - os self-flying cars - transportando pessoas através de áreas urbanas ocupadas, levará mais de cinco anos para se concretizar; disse Muilenburg, mas veículos que vão começar com funções mais simples, como cargas, não estão longe.

O CEO da Boeing, Dennis Muilenburg,
no GeekWire Summit. (Foto de Dan DeLong para GeekWire)
O ecossistema para gerenciar esse novo método de viagem inclui controle de tráfego aéreo aprimorado. 

No início deste ano, a Boeing se uniu à SparkCognition, sediada em Austin, Texas, para desenvolver inteligência artificial e tecnologias blockchain para rastrear e dirigir carros voadores através de corredores de tráfego aéreo.

Muilenburg não quis dizer onde essas naves futuristas seriam testadas, embora tenha dito que o ambiente seria semelhante ao do "Airbus Vahana", que está voando em Pendleton, Oregon. Testar carros voadores autônomos requer espaço aéreo dedicado e uma lista de aprovações de a Administração Federal da Aviação  dos EUA (F.A.A.).

No mês passado, a Boeing anunciou que o desenvolvimento de veículos aéreos autônomos seria o foco de um novo centro de pesquisa a ser inaugurado em Cambridge, Massachusetts, com a participação de engenheiros de sua subsidiária Aurora Flight Sciences e outras equipes da Boeing. Mesmo antes de sua aquisição, a Aurora estava desenvolvendo uma aeronave elétrica, com decolagem e aterrissagem vertical, para o serviço de táxi aéreo planejado pelo Uber.

Quer sejam necessários três, cinco, dez anos ou mais para que os carros autônomos estejam acima das ruas e rodovias da cidade, fica claro que a Boeing e muitas outras empresas aeroespaciais estão integradas no conceito.

"Esse trabalho está em andamento; essa é uma transformação que acontecerá mais rápido do que muitos de nós pensamos há alguns anos e, estamos na vanguarda", disse Muilenburg.
____
Fonte: *GeekWire, por Nat Levy, editor de tecnologia (tradução livre) - Imagem: UBER flying car/Divulgação - O CEO da Boeing Dennis Muilenburg, foto de Dan DeLong, para GeekWire. (reprod.)

Nenhum comentário: