Translate

domingo, 30 de setembro de 2018

Imagens do asteroide Ryugu captadas pela missão Hayabusa 2




Confira as imagens em close-up - e um filme -  de um asteróide, captadas pela missão japonesa Hayabusa 2 - GeekWire*

Esta imagem do asteroide Ryugo foi capturada pela câmera ONC-T da sonda Hayabusa 2 a uma altitude de cerca de
64 metros. A imagem foi tirada em 21 de setembro. Uma grande rocha está no canto inferior esquerdo, junto com uma
barra de escala indicando o comprimento de 1 metro. (Crédito: JAXA, University of Tokyo, Kochi University, Rikkyo
University, Nagoya University, Chiba Institute of Technology, Meiji University, Aizu University, AIST / Divulgação)

Os cientistas e engenheiros por trás da missão japonesa Hayabusa 2 fizeram história na semana passada, quando a nave-mãe da missão lançou dois mini-rovers na superfície do asteroide Ryugu, a 180 milhões de quilômetros da Terra...

Os primeiros rovers a saltar pela superfície de um asteróide continuaram a enviar fotos de sua viagem - assim como a nave espacial principal, que está os está vigiando dezenas de quilômetros acima.

Uma das fotos mostra uma visão de cima, de alta resolução, da superfície de Ryugu, destacada pela sombra afiada de um grande pedregulho. A imagem foi capturada pela câmera de navegação óptica telescópica da nave principal, ou ONC-T, quando ela se aproximou de Ryugu para liberação do rover, em 21 de setembro.

"Esta é a foto de mais alta resolução obtida da superfície do Ryugu", diz a equipe de cientistas. Duas fotos mais distantes, do arquivo da Hayabusa 2, mostram o contexto de grande angular da cena:

Duas fotos de longa distância tiradas pela sonda Hayabusa 2 do Japão se concentram na cena mostrada em uma foto
em close-up do asteroide Ryugu. (Crédito: JAXA, University of Tokyo, Kochi University, Rikkyo
University, Nagoya University, Chiba Institute of Technology, Meiji University, Aizu University, AIST / Divulgação)

A espaçonave também está retransmitindo mais fotos dos mini-rovers. Aqui está um pacote de seis destaques twittados, começando com um filme de 15 quadros montado a partir dos instantâneos do Rover-1B.





Ainda há mais drama pela frente: a Hayabusa 2 deve lançar um rover maior conhecido como MASCOT na superfície de Ryugu em 3 de outubro, seguido de rodadas de amostragem de superfície e o lançamento de outro mini-rover no ano que vem. Se tudo correr bem, a Hayabusa 2 vai voltar para a Terra e trazer suas preciosas amostras de solo de asteróides no final de 2020.
____
Fonte: *por Alan Boyle, editor aeroespacial e ciência do site GeekWire (tradução livre) - Imagens: JAXA, Universidade de Tóquio, Universidade de Kochi, Universidade de Rikkyo, Universidade de Nagoya, Instituto de Tecnologia de Chiba, Universidade de Meiji, Universidade de Aizu, AIST / Divulgação

Nenhum comentário: