Translate

sábado, 15 de setembro de 2018

Pirâmide gigantesca é descoberta na China




Cidade ancestral chinesa contém pirâmide gigantesca, que agora está sendo escavada e estudada por arqueólogos - Vintage News*

Província de Shaanxi, China. (Foto de Till Niermann/CC BY SA 3.0)

Notícias recentes da China nos falam da descoberta de uma enorme pirâmide escalonada. Ele teria ao menos 230 metros de altura e media 59 acres em sua base.

A imponente estrutura da pirâmide situava-se no coração de uma cidade há muito tempo perdida, que abrangia uma área de 988 acres, tornando-a uma das maiores do mundo em sua época.

Segundo a Antiquity, revista que divulgou a notícia em agosto de 2018, a cidade e a pirâmide eram evidentemente um importante centro de poder na época - cerca de 4.000 anos atrás.

Olhos e símbolos antropomórficos que adornam a pirâmide foram interpretados como algo que poderia ter designado o status especial da estrutura em termos religiosos e econômicos. Remanescentes de extensos muros de pedra e muralhas atestam que a cidade era capaz de se defender.

Esses relatos vêm depois de vários anos de escavações nas ruínas de Shimao, localizadas na província de Shaanxi, no norte da China. Os arqueólogos estão cientes do local desde a sua descoberta em meados da década de 1970, cujo nome original é desconhecido e até agora se tinha pouca ideia de sua importância.

Anteriormente, supunha-se que os remanescentes de pedra neolítica eram o que restava de uma pequena cidade ligada à Grande Muralha da China. Mas a cidade de Shimao é anterior à Grande Muralha, construída num período entre 2.700 à 4.000 anos atrás.

Outro aspecto estranho é a localização da cidade, que tem sido tradicionalmente considerada como estando na periferia da antiga civilização chinesa. Por que houve um centro tão próspero nas planícies centrais da China em uma época tão antiga?

Segundo a equipe de arqueologia, a cidade teria florescido por cerca de cinco séculos, com a vida centrada em torno da pirâmide. Tendo em mente o vasto território ocupado por Shimao, a cidade também teria alcançado uma alta classificação na lista dos maiores assentamentos da antiguidade.

A pirâmide é composta de 11 degraus apoiados em pedra. Quem governou a cidade teve o privilégio de viver na parte mais alta dela - uma grande praça onde foram encontrados restos de um palácio.



A figura acima mostra imagens da pirâmide de degraus. a) parte dos contrafortes de pedra do segundo e terceiro
degraus da pirâmide; b) símbolos dos olhos que decoram a pirâmide c) uma vista dos contrafortes sob a escavação;
d) uma visão geral da pirâmide antes da escavação. (Crédito: Zhouyong Sun e Jing Shao)

Pesquisadores descreveram o palácio do estudo como sendo feito de terra batida, pilares de madeira, com um telhado coberto de telhas. Mais ruínas incluem os de um reservatório colossal de água e sobras da antiga vida cotidiana.

Enquanto a pirâmide abrigava as elites de Shimao, escreveram os pesquisadores, parte de seu espaço era reservado também para a produção de artes e ofícios.

As teorias de que os ocupantes de Shimao podem ter reinado sobre suas adjacências também são discutidas. Arqueólogos localizaram “seis poços contendo cabeças humanas decapitadas” ao redor do complexo. A origem dos restos humanos foi atribuída a Zhukaigou, outro sítio arqueológico localizado ao norte de Shimao.

O estudo sugere que o povo de Zhukaigou poderia ter sido capturado em épocas em que Shimao se expandiu, de acordo com a análise morfológica realizada no âmbito da pesquisa, conforme relatado pela Live Science.

Quais achados e aspectos mais intrigantes nos falam do poder e prestígio desta cidade antiga? 

Artefatos de jade esculpidos foram encontrados em vazios entre blocos de pedra que compõem as numerosas estruturas ao redor de Shimao. Também foi encontrada uma muralha, que agora está no jogo para receber o título de mais antiga da China, com cerca de 4.000 anos de idade.

Sem mencionar como a pirâmide estava segura com toda a sua proteção de muros de pedra, parapeitos e baluartes refinados perto da entrada do portão principal. O tráfego através das entradas deve ter sido fortemente controlado. Tudo sobre o design da pirâmide implica que as regras para entrar eram rígidas. Nem todo mundo teria sido convidado para participar de qualquer um dos rituais importantes ou encontros políticos realizados na área da praça no topo.

A própria altura da pirâmide é imponente o suficiente. Até as pessoas que ocupavam as residências mais remotas da região poderiam vê-la.

Como os pesquisadores observam, antigamente a pirâmide "poderia muito bem ter fornecido uma lembrança constante e esmagadora, para a população de Shimao, do poder das elites dominantes que residem em cima dela - um exemplo concreto da 'pirâmide social'".

Então, de repente, tudo o que sabíamos sobre a antiga civilização chinesa parece minado. Quais eram seus “centros” e quais eram suas “periferias”? Qual era o nome real de Shimao e quem eram as pessoas que levaram a cidade a prosperar? Somos levados a pensar por algum tempo.
____
Fonte:  *por Stefan Andrews, um escritor freelancer e colaborador regular do The Vintage News. Ele é graduado em Literatura. Ele também administra o blog This City Knows - checagem de fontes/edição, por pem (tradução livre) - Imagens:  Till Niermann/Wikimedia Commons - Zhouyong Sun e Jing Shao (divulgação)

Nenhum comentário: