Lançamento de um foguete H-IIB (2011) NARITA Masahiro (GNU) |
- via Sputnik News*
Os pesquisadores japoneses se preparam para efetuar testes do protótipo de elevador espacial. O aparelho será deslocado para a órbita na semana que vem, com a ajuda do foguete portador H-IIB.
Um elevador espacial é uma construção, por enquanto hipotética, destinada a lançar cargas ao espaço sem usar foguetes portadores.
O principal componente do veículo é um cabo de alta resistência que vai desde a superfície da Terra até a estação na órbita.
A estação, por sua vez, fica na órbita geoestacionária, ou seja, fica em cima do mesmo ponto e segura o cabo graças à força inercial centrífuga. Já o cabo, por sua vez, transporta o elevador de carga.
De acordo com um comunicado de imprensa publicado no portal Phys.org, o protótipo a ser testado tem pequenas dimensões, sendo, de fato, uma caixa pequena com motor (com comprimento de 6 centímetros, 3 cm de altura e 3 cm de largura), junto com um cabo de 10 m esticado entre dois pequenos satélites. As câmeras instaladas nestes aparelhos espaciais vão ajudar a monitorar o funcionamento do elevador.
Além disso, comunica que a empresa Obayashi planeja usar a tecnologia de nanotubos para fabricar um cabo de 96 mil quilômetros. Planeja-se que, até 2050, o elevador permita enviar turistas ao espaço.
Fonte: *publicado originalmente em Sputnik News: "Japão cria primeiro 'elevador espacial' na história" (reprodução) - Imagem: H-IIB Launch Vehicle Flight 2, launching H-II Transfer Vehicle "KOUNOTORI 2" (HTV2)/NARITA Masahiro (GNU) - fontes checadas por pem - vídeo:YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário