Jean Piaget em 1968 (Michigan Un.) |
Epistemologia, em sentido estrito, refere-se ao ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico; é o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva.
Na educação, enquanto pedagogista, Piaget utiliza sua “teoria dos “estágios” para contrapor o ensino tradicional, autoritário, herdado do século XIX. A Escola Nova critica, sobretudo no início do século XX, o ensino onde “o professor dita e o aluno copia e repete” – Paulo Freire chama-o de “educação bancária”.
Em 1952, foi convidado a ensinar na Sorbonne - ocasião em que trata, entre outros, do tema das relações entre inteligência e afetividade. Dois anos depois, assume a presidência da União Internacional de Psicologia Científica (1954-1957).
Em 1936, recebe o primeiro título de "doutor honoris causa" pela Universidade Harvard. A Sorbonne e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1946 e 1949, respectivamente - lhe conferem o mesmo título, ato que se repete por mais de trinta universidades em todo o mundo.
Jean Piaget deixou um grande legado à humanidade, em rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu trabalho, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres:
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.”
“Nasceu gente é inteligente.”
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
“Os psicólogos interessam-se sobretudo por saber em que ocasiões há, ou não, tomada de consciência, mas negligenciam demasiadamente a outra questão, que lhe é complementar e consiste em estabelecer ‘como’ ela se processa.”
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.”
“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.”
“É com a criança que nós temos a melhor chance de estudar o desenvolvimento do conhecimento lógico, do conhecimento matemático, e dai por diante”
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”
“O nosso problema, do ponto de vista da psicologia e do ponto de vista da epistemologia genética, é explicar como é feita a transição de um nível mais baixo de conhecimento para um nível julgado como superior.”
____
Fonte: com informações de Wikipédia e coletânea de frases disponibilizadas na web - Imagem: 1968 Michiganensian, p. 91 (domínio público)
Nenhum comentário:
Postar um comentário