Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O poder curativo da água




Todos nós sabemos que água é essencial para a vida, afinal de contas 70% do nosso corpo é composto por água. 

Por isso, não é difícil entender que consumir água ajuda na nossa saúde. 

Entretanto, saber como consumir a água pode curar. Chamamos de “terapia da água” as pequenas regras de como beber água para melhorar o funcionamento do nosso organismo. 

A terapia da água pode ser usada como um tratamento natural para diversas doenças como a dor de cabeça, a bronquite, a gastrite a prisão de ventre, a asma, a artrite e até problemas de saúde mais sérios como os problemas cardíacos, a diabetes, a epilepsia, entre outras doenças.

Teoricamente, há uma relação estreita entre a terapia da água e uma terapia semelhante praticada pela medicina indiana, a ayurvédica. 

Na medicina ayurvédica, existe uma terapia chamada “usha paana chikitsa”, cuja tradução aproximada é “tratamento precoce da água pela manhã”. 

A diferença entre as duas práticas, é que na versão indiana recomenda-se beber 1,5 litros de água com o estômago vazio e nesta versão o consumo é bem menor. Veja como se pratica a terapia da água:

1. No momento em que acordar, antes mesmo de escovar os dentes, bebe-se 640 ml (4 copos de 160 ml) de água.

Consuma preferencialmente uma água que não contenha flúor. 

Para isso, basta procurar uma marca de água mineral não fluoretada ou, para quem tem acesso a poços ou minas, basta optar pela água filtrada dessas fontes. 

Pessoas idosas ou incapazes de beber essa quantidade de água de uma só vez devem começar com quantidades menores, até atingir os quatro copos de 160 ml de água. 


2. Escove os dentes normalmente após consumir os copos de água e espere para comer ou beber algo após 45 minutos.

3. Tome o seu café da manhã normalmente após esse período.

4. Após o café da manhã, não coma nada por 2 horas.

Como seu estômago estará com mais água do que alimento ficará mais fácil para o seu cólon eliminar toxinas, por isso seguir a terapia da água faz com que o corpo absorva melhor os nutrientes dos alimentos ao longo do processo. 

Além disso, a terapia renova o sangue, tendo um imenso efeito restaurador no corpo, pois ajuda a promover uma desintoxicação diária,  impedindo o surgimento de doenças e renova as energias do nosso organismo. 

Água é vida e saúde, então aproveite essa dica e melhore o funcionamento do seu corpo!



Gostou deste vídeo? Então, curta e compartilhe com seus amigos!

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental  para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.



Nenhum comentário: