Translate

sábado, 29 de maio de 2010

Google TV ::: A Convergência das Mídias na sua TV



A Convergência das Mídias Chegou ::: Google, Intel, Logitech e Sony se unem para lançar a Google TV ::: DISH Network, Best Buy e Adobe se unem ao projeto para dar suporte, trazendo novos dispositivos ao mercado

A rapaziada de Stanford está botando pra quebrar outra vez. O Google oficializou no último de 20 de maio de 2010, em São Francisco, na Califórnia seu novo suporte, que converge internet e TV em um só aparelho. Após o anúncio a Logitech, sócia do projeto, mostrou em seu site o primeiro set-top-box a ser conectado no televisor, para ter acesso a nova televisão conectada a internet e diversos recursos online. 

A fabricante chama o dispositivo de "caixa companheira do Google TV".

O Google TV permitirá que do sofá ou da cama a gente possa navegar na internet usando a tela da TV. O controle remoto é um teclado/mouse sem fio que permitirá usar a TV mais ou menos como um computador, usando janelas para assistir vídeos no You Tube, televisão por assinatura, entrar em redes socias e alternar entre a televisão e a internet ao toque dos dedos.  Segundo Alahuddin Choudhary, gerente do projeto, declarou no blog do Google: “Com toda a internet na sua sala, a TV torna-se mais do que uma TV – pode ser um visualizador de fotos, um console de games, um leitor de músicas e muito mais”. 

As vendas estão programadas para começar no segundo semestre de 2010, nos Estados Unidos. Segundo a Logitech, o sistema terá um "dispositivo externo que se conecta ao televisor pela entrada HDMI e um método de controle remoto intuitivo projetado para tirar o máximo proveito do que a plataforma Google TV oferece". Esse controle irá incluir um teclado compacto, controle remoto e touchpad (mouse sensível ao toque).

Com o Google TV, através do o navegador Google Chrome, será possível encontrar seus programas de TV prediletos mais facilmente. Os programas de TV poderão ser assistidos sob demanda, em horário mais conveniente a cada usuário. Desta forma poderemos ver o programa que queremos na hora que quisermos, pausar, continuar a assistir outra hora, rever trechos. Montar sua própria grade de programação. Além desta comodidade, ao mesmo tempo usar a internet em outra janela, alternando entre TV e web. Outra função interessante mostarda na apresentação é voltada aos fãs de esportes. 

Na demonstração, um jogo de basquete é exibido em uma tela secundária, um frame menor, enquanto o espectador confere os resultados de outros jogos, simultaneamente, no Google Chrome, aberto em primeiro plano.


Com a integração da ferramenta de busca do Google a televisão será possível a busca por programas de TV, quase da mesma forma que encontramos vídeos no You Tube. “Se preferir navegar em vez de fazer uma busca, você pode usar o seu guia de programação padrão, o DVR ou o a tela inicial do Google TV, que permite acesso rápido a seus conteúdos preferidos”, declarou o gerente do projeto. A plataforma de web para TV roda o sistema operacional Android, que vem se popularizando rapidamente também nos telefones celulares. 

Logo após o lançamento, o Google liberou as ferramentas necessárias aos desenvolvedores, para que eles possam criar novos aplicativos, que serão posteriormente disponibilizados no site do Android Market. Estavam presentes ao evento cerca de 3 mil programadores que trabalham com o sistema operacional do Google.

Junto com a Intel, a Logitech, em conjunto com a Best Buy, DISH Network e Adobe, está a também a gigante Sony. A fabricante de eletrônicos japonesa irá disponibilizar no mercado os aparelhos de televisão e Blu-Ray compatíveis com o sistema que permitirá navegar entre sites e canais de televisão ou desfrutar de ambas ao mesmo tempo, na mesma tela. De acordo com Alahuddin Choudhary, os produtos devem ser colocados à venda ainda neste ano, primeiramente apenas nas lojas Estadunidenses.

Com o lançamento, o Google pretende atingir um público de 4 bilhões de espectadores, que assistem a televisão no mundo todo. Segundo pesquisa, apresentada pela empresa, só os telespectadores estadunidenses gastam em média cinco horas por dia em frente a TV. 

No mesmo evento de lançamento da sua TV o Google anunciou também a chegada da versão atualizada do sistema operacional Android para telefones celulares. O Android 2.2 que promete ser mais rápido que a versão anterior e oferece ainda uma gama maior de apps direcionadas ao uso corporativo. 

Além do "companheiro com controle remoto", a Logitech disse que vai lançar outros acessórios para o Google TV, como uma câmera em alta definição e um aplicativo de vídeo-chamadas para fazer ligações em vídeo direto do sofá, assim como aplicativos para transformar o smartphone em um controle remoto para o Google TV. 

É a convergência, chegou e podem ter certeza, veio para ficar. Trata-se sem dúvida alguma de uma tecnologia de ruptura, passaremos a interagir com a televisão em uma experiência única que mudará para sempre não só a forma como vemos a televisão, mas também a forma como as próprias emissoras nos vêem. Boa sorete ao Google, nós merecemos!


Fonte / mais informações: http://blog.logitech.com/2010/05/20/logitechgoogletv - http://discover.sonystyle.com/internettv - http://googleblog.blogspot.com/2010/05/announcing-google-tv-tv-meets-web-web.htmlhttp://www.google.com/intl/en/press/pressrel/20100520_googletv.html

Recomendado para você

Nenhum comentário: