Translate

terça-feira, 31 de agosto de 2010

3108 ✔ A maravilhosa blogosfera



Nesse dia 31 de outubro comemora-se mundialmente o dia do blog, a data foi escolhida não por algum acontecimento especial e sim, apenas pela semelhança da data 3108 com a palavra BLOG. Simples também é a blogagem. Para ter seu próprio Blog na internet você não gasta mais que 10 minutos. Após se cadastrar em um dos milhares de serviços oferecidos na web para hospedagem de blogues você está pronto para começar.

Em uma blog as postagens são feitas em uma linha do tempo, cronologicamente você vai postando seus textos na internet, dia após dia. A idéia do dia do blog estabelece que durante esse dia, blogueiros de todo o mundo postem mensagens aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim os integrantes da blogosfera podem descobrir novos blogs para serem lidos e seguidos, havendo assim uma divulgação espontânea dos blogs pela internet.

Os blogs se popularizaram tanto na última década que chegaram a ser adotados em larga escala até pelos veículos de comunicação tradicionais, como imprensa e rádio. É raro hoje algum sítio de internet, pertencente a veículo de comunicação, que não tenha blogues de seus colunistas. Os milhões de blogueiros anônimos exercem um papel também fundamental na cadeia blogueira. As postagens feitas por profissionais do jornalismo acabam replicadas e multiplicadas, ganhando notoriedade e mídia espontânea na rede.

Não há assunto de interesse do público, ou de interesse público, que seja deixado de lado pelos blogueiros. As postagens são acessadas inclusive por usuários de outras línguas, que traduzem as postagens originais para seu idioma e postam em seus espaços de blogagem.

Existem também, em grande número, blogues de celebridades, profissionais liberais, professores, estudantes, em grande parte anônimos, que acabam ganhando notoriedade na internet e passam a ter milhares de visitas por dia. Hoje existem pessoas que vivem de blog, através de programas de afiliados, conquistados junto com a popularidade e experiência na blogagem. Estes programas, dentre os quais o mais popular é o do Google, pagam por clique gerado em anúncio veiculado através do programa. Esse sistema está trazendo uma verdadeira revolução para o mercado de publicidade e propaganda.


Os blogueiros, em sua maioria, podem ser considerados como uma nova espécie de consumidor, que consome e também produz, o prosumer. Na Era do Conhecimento em que vivemos o capital do conhecimento está na crista da onda do mercado no mundo virtual. Ao escrever e publicar uma postagem de blogue, estamos compartilhando conhecimento.

Para ter sucesso com um blog é preciso dedicação e paciência. Se no começo da história das blogagens fazia sucesso a divulgação de efemeridades, hoje poucos se interessam pelo que você está comendo ou fazendo em sua casa. 

O foco da curiosidade do consumidor, leitor de blogs, se volta cada vez mais para o conhecimento e para as causas sociais. Como o apelo da imagem e do som, aos quais o texto dá não só apoio como também sentido, temos nos blogues verdadeiras revistas eletrônicas multimídia.

Quem sabe escrever bem, leu antes de escrever. Conhecimento sustentável depende de bom conteúdo. Como todos querem ter blogues de sucesso, a prática da blogagem acaba sendo de extrema importância cultural, educacional. Buscamos o conhecimento para poder compartilhá-lo, retroalimentando uma esfera produtiva, na qual o blogueiro e a blogueira são as peças fundamentais.

Quem ainda não tem um blog precisa começar logo para não ficar de fora dessa revolução dentro da revolução. 

O microblog é uma opção interessante, pois você conta sua história, divulga seu conhecimento, em pílulas, com até 140 caracteres, podendo adicionar ligações para outros conteúdos. Por isso nem preguiça é desculpa para não blogar. 

Comece agora, não deixe que seus dedos enferrujem, exercite seu cérebro. Se nas academias de ginástica mantemos a boa forma física, na blogosfera mantemos a boa forma mental.


A web não é só mais uma mídia, nela temos uma janela para o mundo, e principalmente à iluminação através do conhecimento. Boa blogagem!

Por favor, deixem os blogueiros blogarem!

Leia também sobre a blogagem ativista coletiva realizada no dia de hoje: Blogagem Coletiva de repudio ao AI5 Digital – 31/08 - por João Carlos Caribé: http://meganao.wordpress.com/2010/08/27/blogagem-coletiva-de-repudio-ao-ai5-digital/

Um comentário:

Ronald Stresser disse...

Leia esse artigo também na versão que escrevi especialmente para o jornal O Globo, edição online:

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2010/08/31/o-crescimento-da-blogosfera-917514878.asp