Translate

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sonido fantasma perturba pessoas ao redor do mundo



Zumbido misterioso vem sendo ouvido em todo o mundo

Conhecido como Hum, um constante e monótono som vem sendo constantemente ouvido em diversos lugares, sobretudo na Inglaterra e Escócia.

Mas o que forma o zumbido, e por que só afeta uma pequena porcentagem da população em determinadas áreas, é um mistério, apesar de uma série de investigações científicas.

Relatórios começaram a surgir durante a década de 1950 a partir de pessoas que nunca tinham ouvido nada de anormal até então. De repente, elas eram atormentadas por um zumbido chato de baixa freqüência , latejante ou um estrondo.

Os casos parecem ter vários fatores em comum: Geralmente, o zumbido é apenas ouvido dentro de casa, e é mais forte à noite do que durante o dia. Também é mais comum em ambientes rurais ou suburbanos; relatos do zumbido são raros em áreas urbanas, provavelmente por causa do barulho de fundo constante em cidades populosas.


Quem ouve o Hum?

Apenas cerca de 2% das pessoas que vivem em uma determinada área Hum está propensa a ouvir o som, e a maioria delas tem entre 55 e 70 anos, de acordo com um estudo realizado em 2003 pelo consultor acústico Geoff Leventhall, de Surrey, na Inglaterra.

A maioria das pessoas que ouvem a Hum o descrevem como um som semelhante a um motor diesel em marcha lenta nas proximidades. E o Hum levou praticamente cada um deles a ponto do desespero:
“É um tipo de tortura, às vezes, você só quer gritar,” disse o aposentado Katie Jacques, de Leeds, Inglaterra. 
Leeds é um dos vários lugares da Grã-Bretanha onde o zumbido apareceu recentemente. 
“É pior à noite”, disse Jacques. “É difícil dormir com esse som pulsando no fundo.”
Sendo descartados como malucos, a maioria das pessoas que ouvem o Hum têm uma audição perfeitamente normal. Elas queixam-se de dores de cabeça, náuseas, tonturas, sangramento nasal e distúrbios do sono. Pelo menos um suicídio no Reino Unido foi acusado ao Hum, segundo a BBC.


As zonas Hum

Bristol, na Inglaterra, foi um dos primeiros lugares na Terra onde o Hum foi relatado. Na década de 1970, cerca de 800 pessoas na cidade costeira relataram ter ouvido um som vibrando constantemente, que acabou por ser atribuído a circulação de veículos e fábricas locais trabalhando em turnos de 24 horas.

Outro Hum famoso ocorreu perto Taos, no sul dos Estados Unidos, na primavera de 1991. A equipe de pesquisadores da Universidade do Novo México e outros especialistas regionais foram incapazes de identificar a origem do som.

Windsor, no Canadá, é outro local onde constantemente se ouve o Hum. Pesquisadores da Universidade de Windsor recentemente analisaram o Hum local e tentaram determinar sua causa.
Os pesquisadores também têm investigando o Hum em Bondi, uma área costeira de Sydney, na Austrália, durante vários anos, sem sucesso.


O que causa o Hum?

A maioria dos pesquisadores que investiga o Hum expressa alguma confiança de que o fenômeno seja real, e não resultado de histeria em massa ou extraterrestres transmitindo sinais para a Terra a partir de suas naves espaciais.

Equipamentos industriais são geralmente a primeira fonte de suspeita do zumbido. Em um exemplo, Leventhall foi capaz de traçar o ruído a unidade de aquecimento central de um prédio vizinho em Kokomo, cidade do estado de Indiana, EUA.

Outras fontes suspeitas incluem linhas de alta pressão de gás, linhas de energia elétrica, dispositivos de comunicação sem fio, entre outros. Há alguma especulação de que o zumbido possa ser o resultado da radiação eletromagnética de baixa frequência, audível apenas para algumas pessoas. Fatores ambientais também têm sido responsabilizados, incluindo microssismos muito fracos – tremores de terra de baixa frequência que podem ser gerados pela ação das ondas do mar.

Outras hipóteses, incluindo experimentos militares e comunicações de submarinos, também foram levantadas. Por enquanto, os ouvintes da Hum devem recorrer a dispositivos para reduzir ou eliminar o ruído irritante.

Leventhall, que recomenda que alguns ouvintes façam alguma terapia cognitivo-comportamental para aliviar os sintomas causados ​​pelo zumbido, não está confiante de que o enigma seja resolvido em breve.
“Tem sido um mistério durante 40 anos, então ele pode muito bem continuar a ser um por muito mais tempo”, Leventhall disse à BBC. 
Fonte: LiveScience


Nenhum comentário: