Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Você sabia que, além de 10 trilhões de células próprias, temos 100 trilhões de microorganismos em nosso corpo?




Você não é você. Você é mais que você. Além de 10 trilhões de células próprias, um corpo saudável abriga 100 trilhões de microorganismos de até 100 mil espécies. Para chamar seu corpo de lar, doce lar, eles pagam um aluguel e tanto: digerem sua comida, produzem vitaminas e o protegem de doenças.




Limpadores
ONDE Olhos.
QUEM S. epidermidis.
Defendendo o território contra invasores, essa bactéria ajuda as lágrimas na faxina da conjuntiva, a membrana que reveste os olhos.

Fabricantes de cera
ONDE Ouvidos.
QUEM S. epidermidis.
Junto com a Corynebacterium, produz um pouco de cera – a maior parte, fabricada por glândulas no canal do ouvido, tem enzimas antibacterianas.

Dedetizadores
ONDE Nariz.
QUEM S. epidermidis.
Aqui, a onipresente bactéria das áreas externas ajuda na defesa do corpo. Sua simples presença inibe ataques de bactérias de pneumonia.

Pedreiros
ONDE Boca.
QUEM Várias bactérias.
Cada ml de saliva contém 100 milhões de bactérias! A comida acumulada traz espécies como Bacteroides, que causam placas e cáries nos dentes.

Professores
ONDE Garganta.
QUEM Streptococcus.
A presença dessas bactérias em pequena quantidade estimula as células do sistema imunológico a combater organismos invasores.

Perfuradores
ONDE Estômago.
QUEM H. pylori.
O ácido clorídrico costuma matar tudo. Mas a bactéria Helycobacter pylori às vezes resiste e provoca feridas na parede do estômago.

Mineradores
ONDE Intestino delgado.
QUEM Bactérias.
As poucas bactérias que sobrevivem ao muco antimicrobial absorvem nutrientes que o corpo não utiliza. Se aumentarem, causam diarréia.

Fabricantes de dejetos
ONDE Intestino grosso.
QUEM Bactérias.
Quilos de bactérias comem o que o corpo não absorve (fibras e celulose). Na fermentação, produzem metade do peso das fezes e os gases do cocô.

Seguranças
ONDE Pele.
QUEM Várias bactérias.
Alimentando-se de gordura (o sebo da pele), 3 tipos de bactérias liberam substâncias que agem como antibióticos, impedindo a vinda de organismos nocivos.

Turistas
ONDE Genitais.
QUEM Lactobacillus.
No pênis, os microorganismos só passam pelo local e são logo expulsos pela urina. Na vagina, a bactéria Lactobacillus deixa o ambiente ácido e protege contra candidíase.

Fonte: http://super.abril.com.br/historia/microorganismos-inquilinos-corpo-447372.shtml


Nenhum comentário: