Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Resiliência: Bonsai sobreviveu a bomba de Hiroshima e ainda floresce




O poder da resiliência: Esta árvore de bonsai, de 393 anos de idade, sobreviveu aos séculos, a explosão atômica de Hiroshima, e ainda floresce até hoje

O Bonsai de Yamaki - Crédito da imagem: Sage Ross, via Wikimedia Commons

Se quatro anos parecerem muito tempo, deixe-me ajudar a colocar as coisas em perspectiva.

A bela árvore de bonsai representada acima - vamos chamá-lo de "Bonsai de Pinheiro de Yamaki" - começou sua jornada pelo mundo por volta de 1625. Foi aí que a família Yamaki começou a treinar a árvore, trabalhando pacientemente, geração após geração, para podar a árvore transformando-o no pequeno e majestoso exemplar que é hoje.

Sem dúvida, ao longo dos séculos, o antigo bonsai testemunhou muitos dias, bons e maus, no Japão - foram alguns altos e baixos. Mas nada foi tão baixo quanto o que aconteceu em 6 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre Hiroshima, devastando a cidade e deixando 140 mil civis mortos. 

A bomba explodiu a 3 km da casa dos Yamaki. Mas desafiando as chances, o Pinheiro Yamaki sobreviveu à explosão. (Foi protegido por uma parede que cercava o berçário de bonsais dos Yamaki.) A família também sobreviveu à explosão, sofrendo apenas pequenos cortes de vidro voador.

Três décadas depois, em um ato de perdão bastante notável, a família Yamaki doou o pinheiro (juntamente com outras 52 árvores apreciadas) aos Estados Unidos, durante a celebração bicentenária de 1976. Entretanto, eles nunca disseram nada sobre os traumas pelos quais a árvore passou e sobreviveu. 

Somente em 2001, quando uma geração mais nova dos Yamakis visitou Washington, os cuidadores do United States National Arboretum aprenderam a história completa sobre a resiliência da árvore. A árvore sobreviveu ao pior do que o homem poderia jogar sobre ela. E manteve sua beleza intacta. Certamente você pode fazer o mesmo quando a vida coloca desafios menores em seu caminho.

Você pode ver mais de perto o Pinheiro Yamaki no vídeo abaixo:


Fonte: Open Culture (tradução/edição livre)


Nenhum comentário: