Rússia planeja se isolar da Internet global - Mas é apenas um teste - Dan Robitzski / futurism.com *
Desligando
Em algum momento antes de abril (2019), o governo russo planeja desconectar brevemente o país inteiro da Internet.
O breve fechamento é parte de um esforço contínuo para reforçar a segurança cibernética da Rússia contra ataques estrangeiros que a isolariam do resto do mundo, de acordo com a ZDNet - e é um lembrete preocupante, de que numa época turbulenta para as relações internacionais, a Internet global não é uma garantia.
Ligando novamente
O impulso para o grande fechamento experimental vem de atualizações propostas para as leis de telecomunicações russas. O governo russo anunciou em 2017 que administraria até 95% de todo o tráfego de Internet localmente - ou seja, independente do resto do mundo - até 2020.
O próximo desligamento testará quão resilientes são essas redes locais e quanto tráfego na Internet pode passar desapercebido. Uma nova lei também vai direcionar os provedores de internet russos a direcionar todo o tráfego através de servidores aprovados pelo governo, para reforçar a proibição de conteúdo, segundo a ZDNet.
Construindo barreiras
A lei tem todo o apoio do presidente Putin e pode ser parcialmente inspirada pelo Grande Firewall da China, o nome coloquial da Internet censurada do país.
Portanto, se a Internet continuar funcionando, a Rússia está tomando providências para garantir que esteja filtrando conteúdo proibido. E se a Rússia for cortada (da rede), bem, eles ainda poderão acessar sua internet local e surfar, contanto que não tentem ver pornografia.
____Fonte: tradução de futurism.com: "Russia Plans to Cut Itself Off From the Global Internet" - Imagem: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário