Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Marinheiros pré-históricos podem ser responsáveis ​​por Stonehenge




Marinheiros pré-históricos podem ser responsáveis ​​por Stonehenge e outros monumentos megalíticos - por Yasemin Saplakoglu, redatora da equipe Live Science*

Sol sobre Stonehenge durante o solstício de inverno/simon.wakefield/Flickr(CC BY 2.0)

Stonehenge e estruturas similares de rochas grandes e dispostas em toda a Europa podem ter uma origem comum.

De acordo com um novo estudo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences, caçadores-coletores no noroeste da França podem ter criado esses megálitos há cerca de 7 mil anos e espalhado-os por toda a Europa.

Pensava-se anteriormente que os megálitos se originaram no Oriente Médio, mas hoje em dia, de acordo com a revista Science, cada vez mais antropólogos concordam que eles foram inventados independentemente em vários lugares da Europa.

Neste novo estudo, Bettina Schulz Paulsson, uma arqueóloga da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pesquisou através da literatura para encontrar dados de radiocarbono (um método que revela idades de rochas e estruturas) para mais de 2.400 sítios em toda a Europa. Ela observou megálitos, sepulturas pré-megalíticas, e qualquer informação que pudesse encontrar sobre como as rochas foram trabalhadas e os costumes das mãos que os criaram.

Ela descobriu que os primeiros megálitos da Europa se originaram no noroeste da França por volta de 4700 a.C. Esta região também é o único local megalítico conhecido que também contém locais de sepulturas que datam de 5000 a.C., o que pode indicar que tais megálitos se originaram lá, escreveu Paulsson no artigo da revista.

Cerca de 400 anos depois desses primeiros megálitos, em 4300 a.C., estruturas semelhantes começaram a surgir nas costas do sul da França, do Mediterrâneo, da Península Ibérica e de outras áreas. O próprio Stonehenge provavelmente foi criado por volta de 2400 a.C.

Como essas estruturas geralmente aparecem perto da costa, Paulsson acredita que a ideia de megálitos poderia ter sido disseminada por marinheiros na época, segundo a Science. Na verdade, o interesse dos arquitetos pelo mar é gravado em marcas de cachalotes e vida marinha nos primeiros megálitos do noroeste da França.

Enquanto alguns pesquisadores concordam com as descobertas, outros dizem que é difícil descartar a possibilidade de que pessoas de várias regiões tenham inventado esses megálitos independentemente, ou que outra região tenha megálitos anteriores, ainda de acordo com a Science.
____
Fonte: tradução de artigo escrito por Yasemin Saplakoglu, para o site "Live Science": Prehistoric Sailors May Be Responsible for Stonehenge, Other Megaliths - Imagem: Sol sobre Stonehenge durante o solstício de inverno/simon.wakefield/Flickr (CC BY 2.0)

Nenhum comentário: