A Virgin Galactic alcança novamente o espaço. Voo testa pela 1ª vez transporte de passageiros - por Meghan Bartels/Space.com *
Durante o 5º voo de testes da empresa, em 22 de fevereiro de 2019, os pilotos Dave Mackay e Mike "Sooch" Masucci levaram o avião espacial VSS Unity a uma altitude de 90 quilômetros (55,4 milhas). |
Em seu primeiro voo com um passageiro de teste a bordo, o SpaceShipTwo VSS Unity, da Virgin Galactic, voou rumo ao nascer do sol de Mojave na manhã de 22 de fevereiro de 2019 e subiu até uma altitude de 89,9 quilômetros, isto apenas dois meses após seu primeiro vôo espacial.
O WhiteKnightTwo, avião que eleva o VSS Unity o suficiente para disparar seu motor, decolou do local de lançamento no Mojave Air and Space Port, na Califórnia, alguns minutos após as 11h (horário de Brasília). A unidade se separou há cerca de uma hora de vôo e disparou seu motor.
Durante o vôo, o VSS Unity atingiu uma velocidade máxima de Mach 3.0 e atingiu uma altitude máxima de 7 km (7 milhas) acima do voo histórico da Virgin Galactic em 13 de dezembro de 2018.
Take a look at the flight path our SpaceShipTwo will take during our fifth supersonic powered test flight. The flight window opens again tomorrow. More info on our flight test program can be found here https://t.co/FPuuC0NHoM pic.twitter.com/riEiledjo6— Virgin Galactic (@virgingalactic) 21 de fevereiro de 2019
A bordo do vôo estavam os astronautas Dave Mackay, que é o piloto chefe da companhia, e o copiloto Michael "Sooch" Masucci, cada um com mais de 10.000 horas no ar. Um terceiro membro da equipe da Virgin Galactic, Beth Moses, que é o principal instrutor de astronautas da empresa, também estava a bordo. Moses, que completou 400 vôos a 0 g, estava a bordo para fornecer mais dados sobre como os corpos humanos experimentam os voos da SpaceShipTwo e como é a experiência na cabine para os passageiros.
O voo também transportou quatro cargas fornecidas pela NASA. Esses experimentos fornecerão aos cientistas dados sobre as implicações da microgravidade em como líquidos e gases interagem, como cargas úteis vibram e como partículas de poeira se comportam, bem como testar equipamentos de sensores de campo eletromagnético.
O vôo foi originalmente programado para 20 de fevereiro, mas foi adiado por causa do mau tempo em Mojave.
O sucesso do voo marca a segunda vez que a unidade VSS atingiu uma altitude de mais de 80 km (50 milhas) acima da Terra, a linha que algumas pessoas usam para definir o limite do espaço. (Outros ficam com uma marca mais rigorosa, de 100 km.)
A Virgin Galactic está planejando transportar turistas espaciais em voos suborbitais por US$ 250.000 cada. O fundador da empresa, Richard Branson, disse que espera embarcar em seu primeiro voo em 16 de julho de 2019 para comemorar o 50º aniversário do lançamento da Apollo 11.
____
Fonte: *Space.com: "Virgin Galactic Reaches Space Again, Flies Test Passenger for 1st Time" - Imagem: © Virgin Galactic/Twitter - Vídeo: Canal oficial da Virgin Galactic no YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário