Translate

quinta-feira, 1 de março de 2018

Primeiras Estrelas e Matéria Escura: ciência faz novas descobertas




Os cientistas sabem agora quando se formaram as primeiras estrelas no universo
por Kristin Houser - Futurism ¹

As Primeiras Estrelas se formaram a 180 milhões de anos. Crédito da Imagem:  N.R.Fuller, National Science Foundation

Usando uma antena de rádio compacta, pesquisadores descobrem evidências dos sóis mais antigos do universo conhecido. Eles publicaram suas descobertas na Nature.

Quando olhamos para as estrelas, as vemos como elas eram e não como elas são. Isso ocorre porque a luz leva tempo para viajar de sua fonte para nossos olhos. Com telescópios poderosos, podemos ver diretamente as estrelas mais antigas do universo. Infelizmente, esses telescópios não existem.

Em vez disso, temos que confiar em evidências indiretas. Então, é isso que uma equipe de astrônomos da Universidade Estadual do Arizona (ASU), do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade do Colorado, em Boulder, decidiram encontrar. Sua pesquisa foi parte do Experimento para Detectar a Assinatura EoR Global (EDGES), financiado pela National Science Foundation (NSF)

Os pesquisadores postularam que as primeiras estrelas provavelmente mudaram a radiação eletromagnética de fundo do universo, também conhecida como microondas cósmicas de fundo (CMB). Embora eles soubessem o que estavam procurando - uma pequena mudança na intensidade dos sinais de rádio CMB, entre certos comprimentos de onda - achar isso não seria fácil, considerando todo o resto no universo.

"Fontes de ruído podem ser 10.000 vezes mais claras do que o sinal - é como estar no meio de um furacão e tentar ouvir a aba da asa de um colibri", disse Peter Kurczynski, um diretor de programa da NSF, em um comunicado de imprensa.

Com base em pesquisas anteriores, a equipe também sabia que as primeiras estrelas do universo lançavam grandes quantidades de luz ultravioleta (UV). Quando essa luz interagia com átomos de hidrogênio, ela absorvia fótons CMB, deixando um sinal nas radiofrequências; uma indicação de que as estrelas estavam se formando.

Usando uma antena de rádio personalizada, no deserto australiano, a equipe coletou dados de ondas de rádio até que, finalmente, encontraram o que procuravam: um mergulho claro na intensidade de CMB. Este mergulho indicou que sóis antigos surgiram cerca de 180 milhões de anos pós-Big Bang. Durante vários anos os pesquisadores verificaram e revisaram os dados antes de concluir sua validade.

"Encontrar este minúsculo sinal abriu uma nova janela no universo inicial", disse o principal investigador, Judd Bowman, cosmólogo da ASU, no comunicado de imprensa. "É improvável que possamos ver mais cedo, na história das estrelas, em nossa vida".

Não só essa descoberta nos dá um vislumbre das primeiras estrelas do universo, como também pode nos ajudar a resolver um dos seus maiores mistérios: a natureza da matéria escura.

O sinal no centro do projeto EDGES foi duas vezes mais intenso do que o esperado, indicando que os átomos absorventes de hidrogênio estavam mais frios do que os pesquisadores achavam que estaria. Uma possível explicação pode ser uma interação com a matéria escura.

"Se essa idéia for confirmada, então aprendemos algo novo e fundamental sobre a misteriosa matéria escura, que representa 85% da matéria no universo", disse Bowman. "Isso proporcionaria o primeiro vislumbre da física além do modelo padrão".

Mesmo sem a possível conexão com a matéria escura, a descoberta é inovadora. O time de follow-up , da equipe do projeto EDGES, tem planos para desenvolver ainda mais esta pesquisa notável já em andamento. 


Referências: The Guardian, National Science Foundation
_______
Fonte: 1- Futurism | Scientists Now Know When the First Stars Formed in the Universe (tradução livre)


Nenhum comentário: