Translate

segunda-feira, 5 de março de 2018

Anomalia climática sem precedentes é registrada no Ártico




Foto: Ralph Lee Hopkins/National Geographic
Aquecimento no Ártico (Polo Norte): os cientistas estão alarmados com aumento “maluco” da temperatura: Uma onda de calor alarmante e sem precedentes na história, no inverno ártico, está causando tempestades de neve na Europa e forçando os cientistas a reconsiderar até mesmo suas previsões mais pessimistas sobre as mudanças climáticas.

Enquanto a Europa “está tremendo” com uma onda de frio, em que já morreram mais de 40 pessoas, na zona ártica foram registradas temperaturas contínuas superiores a zero graus, o que, segundo os especialistas constitui uma anomalia inédita e sem precedentes.

Embora ainda possa revelar-se um evento isolado, a principal preocupação é que o aquecimento global está corroendo o vórtice polar, os ventos poderosos que uma vez isolaram o norte congelado.

O polo norte não tem luz solar até março, mas um fluxo de ar quente tem pressionado as temperaturas na Sibéria por até 35º C acima das médias históricas deste mês de fevereiro em pleno inverno no hemisfério norte. A Groenlândia já experimentou 61 horas acima do congelamento em 2018 – mais de três vezes mais horas do que em qualquer ano anterior.

Observadores experientes descreveram o que está acontecendo como “muito louco”, “estranho” e “simplesmente chocante”.

“Esta é uma anomalia entre todas as anomalias. É suficientemente distante do alcance histórico que é preocupante – é uma sugestão de que há mais surpresas na prateleira enquanto continuamos a provocar a besta brava que é o nosso clima”, disse Michael Mann, diretor do Earth System Science Center da Universidade Estadual da Pensilvânia. “O Ártico sempre foi considerado como um herdeiro por causa do círculo vicioso que amplifica o aquecimento causado pelo homem na região em questão. E está enviando um aviso claro (de que algo esta acontecendo)”.

Embora a maioria das manchetes da mídia mainstream nos últimos dias tenha se concentrado no clima inusitadamente frio da Europa em um tom alegre, a preocupação é que este não é tanto um retorno reconfortante aos invernos como o normal, mas sim um deslocamento do que deveria estar acontecendo mais ao norte .

Na estação meteorológica mais terrestre do mundo – Cape Morris Jesup na ponta norte da Groenlândia – as temperaturas recentes foram, às vezes, mais quentes do que em Londres e Zurique, em latitudes bem mais ao sul, que estão a milhares de quilômetros ao sul. Embora o recente pico de 6.1º C no domingo não tenha sido um recorde, quando deveria ser de -20º C, mas nas duas ocasiões anteriores (2011 e 2017), as altas duraram apenas algumas horas antes de voltarem mais para perto da média histórica. Na semana passada, houve 10 dias acima do congelamento durante pelo menos parte do dia nesta estação meteorológica de Cape Morris Jesup, apenas a 440 milhas (708 km) do pólo norte.

As temperaturas médias diárias, no Ártico este ano, foram até 20º C maiores do que a média:


“Os picos de temperatura mais elevada fazem parte dos padrões climáticos normais – o que tem sido incomum neste evento é que ele persistiu por tanto tempo e que tem sido tão quente”, disse Ruth Mottram, do Instituto Meteorológico Dinamarquês. “Voltando ao final da década de 1950, pelo menos, nunca vimos temperaturas tão elevadas antes no extremo do Ártico”.

A causa e o significado desse aumento brusco nas temperaturas estão agora sob escrutínio. As temperaturas muitas vezes flutuam no Ártico devido à força ou fraqueza do vórtice polar, o círculo dos ventos – incluindo o fluxo de ar – que ajuda a desviar as massas de ar mais quentes e a manter a região fria. À medida que esse campo de força natural flutua, houve muitos picos de temperatura elevada anteriores, o que faz com que os gráficos históricos do tempo de inverno do Ártico se assemelhem a um eletrocardiograma maluco.

Mas os picos de calor estão se tornando mais freqüentes e duradouros – nunca antes mais do que este ano. “Em 50 anos de reconstruções no Ártico, o evento de aquecimento atual é o mais intenso e um dos eventos de aquecimento mais longos já observados durante o inverno”, disse Robert Rohde, cientista principal da Berkeley Earth, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo e às ciências do clima.

A questão agora é se isso sinaliza um enfraquecimento ou colapso do vórtice polar, o círculo de ventos fortes que mantêm o Ártico frio, desviando outras massas de ar. O vórtice depende da diferença de temperatura entre o Ártico e as latitudes médias, mas essa lacuna está diminuindo porque o poste está se aquecendo mais rápido do que em qualquer lugar da Terra. Enquanto as temperaturas médias aumentaram em cerca de 1º C, o aquecimento no pólo – mais próximo de 3º C – está derretendo a massa de gelo. Segundo a Nasa, o gelo marinho do Ártico está agora a diminuir a uma taxa de 13,2% por década, deixando mais águas abertas e as temperaturas mais elevadas.

Alguns cientistas falam de uma hipótese conhecida como “ártico quente, continentes frios”, pois o vórtice polar torna-se menos estável – sugando um ar mais quente e expulsando frentes mais frágeis, como as que estão sendo experientes no Reino Unido e no norte da Europa. Rohde observa que esta teoria continua controversa e não é evidente em todos os modelos climáticos, mas os padrões de temperatura deste ano têm sido consistentes com essa previsão.

A mais longo prazo, Rohde espera mais variação. “Ao aquecer rapidamente o Ártico, podemos esperar que os próximos anos nos tragam ainda mais exemplos de clima sem precedentes”.

Derretimento do gelo no rio Chilkat, perto de Haines, no Alasca, inédito em pleno inverno
Fotografia: Michele Cornelius / Alamy

Jesper Theilgaard, meteorologista com 40 anos de experiência e fundador do website Climate Dissemination, disse que as tendências recentes estão fora de eventos de aquecimento anteriores. “Sem dúvida, esses eventos de aquecimento trazem problemas às pessoas e à natureza. A mudança de chuva e neve – derretimento e a geada tornam a superfície gelada e, portanto, é difícil para os animais encontrarem algo para comer. As condições de vida em tais tipos de clima alternativo são muito difíceis”.

Outros advertem que é prematuro ver isso como uma grande mudança para as previsões. “As mudanças atuais de 20º C ou mais acima da média experimentadas no Ártico quase certamente são principalmente devido à variabilidade natural”, disse Zeke Hausfather, da Berkeley Earth. “Embora tenham sido impulsionados pela tendência do aquecimento subjacente, não temos nenhuma evidência forte de que os fatores que impulsionam a variabilidade do Ártico a curto prazo irão aumentar em um mundo aquecendo-se. Se alguma coisa, os modelos climáticos sugerem o contrário é verdade, esses invernos de alta latitude serão ligeiramente menos variáveis ​​à medida que o mundo se aquecer”.

Embora seja muito cedo para saber se as mudanças globais para o aquecimento do Ártico devem ser alteradas, as recentes temperaturas aumentam a incerteza e aumentam a possibilidade de efeitos adversos acelerando as mudanças climáticas.

“Esta é situação de muito curto prazo para dizer se altera ou não as projeções globais para o aquecimento do Ártico”, diz Mann. “Mas sugere que possamos subestimar a tendência de eventos de aquecimento extremo a curto prazo no Ártico. E aqueles eventos de aquecimento iniciais podem desencadear um aquecimento ainda maior devido aos “laços de feedback” associados ao derretimento do gelo e ao potencial lançamento de metano na atmosfera (um gás de estufa muito forte) retroalimentando todo o processo”.
_____
Fonte: theguardian.com - Arctic warming: scientists alarmed by 'crazy' temperature rises
Tradução: Thoth3126 - Cientistas registram anomalia climática sem precedentes no Ártico (reprodução)

Nenhum comentário: