Translate

sábado, 10 de março de 2018

EUA planeja espaçonave para destruir asteróides




O governo dos Estados Unidos tem planos para uma espaçonave destruidora de asteróides - Em 2135, há uma pequena chance de que um asteróide atinja a Terra. Então os cientistas começaram a projetar uma nave espacial que poderia usar armas nucleares para explodi-lo.

A nave OSIRIS-REx, da NASA, irá até Bennu obter uma amostra que será devolvida à Terra em 2023. (NASA)

Cientistas da NASA desenvolveram um plano para tomar cuidado com um asteróide que tem uma em 2.700 chances de atingir a Terra, em 21 de setembro de 2135. Qual a solução?

Explosão com armas nucleares.

O asteróide, conhecido como Bennu, está orbitando atualmente o Sol a cerca de 54 milhões de milhas da Terra. O objeto espacial de 488 metros de largura, e 34 milhões de toneladas, provavelmente não vai atingir a Terra, mas não é da natureza do governo dos Estados Unidos se sentar ocioso quando existe uma ameaça potencial - não importa o quão improvável - existe. A NASA, a Administração Nacional de Segurança Nuclear e dois laboratórios de armas do Departamento de Energia se reuniram para projetar uma nave espacial que possa explodir o asteróide Bennu se ele chegar muito perto.

HAMMER TIME

De acordo com a Buzzfeed News, a Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response spacecraft, abreviando: HAMMER  ("Espaçonave de Resposta de Emergência para Missão de Alta Velocidade de Mitigação de Asteróides"), poderia usar uma das duas táticas para combater um impacto. Se um asteróide é pequeno o suficiente, o HAMMER usaria um "impactador" de 8,8 toneladas para esmagar o objeto. Mas, se o asteróide for muito grande, a nave espacial levaria a bordo um dispositivo nuclear para explodi-lo.

O físico David Dearborn, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, sugeriu até, para a Buzzfeed News, que várias naves HAMMER podiam ser lançadas na frente do asteróide, para diminuí-lo de tamanho e alterar seu curso.

A nave espacial HAMMER (direita) e o foguete de lançamento (à esquerda). Crédito: LLNL

A idéia da nave HAMMER veio de um relatório de 2010, publicado na revista Acta Astronautica, sobre a defesa de nosso planeta de objetos próximos da Terra (NEOs - near-Earth objects). "As duas respostas consideradas realistas são o uso de uma nave espacial funcionando como um pêndulo cinético ou transportadora de explosivo nuclear para desviar o NEO que se aproximar", afirmou o relatório.

Infelizmente, a nave espacial pode nunca ser construída, e os cientistas da NASA se recusaram a fornecer uma estimativa de custo para o projeto. A recente missão OSIRIS-REx da agência, já em direção a Bennu, está custando mais de 800 milhões de dólares - então o custo provavelmente é um sério impedimento para a aprovação do projeto HAMMER.

Os cientistas que estão por trás desse projeto vão apresentar seu trabalho em maio de 2018, na oficina de Disrupção Catastrófica no Sistema Solar, no Japão. Mesmo que a NASA e seus colaboradores tenham luz verde para avançar com o projeto, é importante lembrar que o HAMMER tem uma chance de 0.0003% de atingir a própria Terra.

Estar preparado, especialmente quando os cientistas estão conscientes da possibilidade de uma colisão de asteróides, é imperativo; mas é improvável que este asteróide cause qualquer tipo de cenário do dia do juízo final, como aconteceu no filme "Armageddon", blockbuster de 1998. Bruce Willis e Ben Affleck provavelmente terão que ficar fora disso.

Referências: BuzzFeed, Inverse
_____
Fonte: futurism.com - The Government Has Plans for an Asteroid-Destroying Spacecraft (tradução livre)

Nenhum comentário: