Translate

sábado, 31 de março de 2018

A história por trás da frase mais famosa de Star Trek





Sem dúvida, Star Trek é uma das séries de TV de ficção científica mais influentes da história. Os primeiros episódios originais foram ao ar durante a década de 1960; e desde então, durante um período de 6 décadas, o espetáculo encarnou em algumas outras séries e filmes memoráveis.

Esse foi o tempo mais que suficiente para algumas linhas e slogans usados ​​em Star Trek, que virtualmente ganharam um status icônico. Mesmo que você não tenha assistido a um único episódio, as chances são de que você já conheça uma linha ou duas.

"Indo audaciosamente aonde nenhum homem jamais esteve..."


William Shatner e Sally Kellerman,
em Where No Man Has Gone Before 
(1966)
De longe, Star Trek tem uma das narrações de abertura mais famosas de toda história da indústria da filmagem televisiva e cinematográfica.

Ressonando um sentimento do otimismo futurista que havia nos anos de 1960, a frase icônica foi dita pela primeira vez por William Shatner, que atuou como capitão James T. Kirk na série original.

A narrativa completa diz: 

“O espaço, a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!”

A narração foi usada em cada episódio da série original, com exceção dos dois pilotos, The Cage e Where No Man Has Gone Before. O fraseado foi introduzido pela primeira vez por Samuel Peeples, que também foi o autor do segundo episódio piloto, Where No Man Has Gone Before

Ele havia inventado a versão final do texto junto com o criador Gene Roddenberry e os produtores John D.F. Black e Bob Justman.

Gene também tinha uma proposta própria, que dizia o seguinte: 

“Esta é a aventura da United Space Ship Enterprise. Atribuída a uma patrulha galáctica de cinco anos, a tripulação ousada da nave gigante explora a excitação de novos mundos estranhos, civilizações desconhecidas e pessoas exóticas. Estas são suas viagens e suas aventuras.”

Gene Roddenberry junto com o elenco de Star Trek,
no lançamento do ônibus espacial Enterprise (NASA)
Ganhando enorme popularidade, a narração de abertura foi usada em outras reencarnações da série de TV. 

Na reinicialização Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, a frase foi ligeiramente ajustada e “sua missão de cinco anos” foi transformada em “prosseguindo em sua missão...”, assim como a parte final mais famosa foi mudada para parecer neutra em termos de gênero, “onde ninguém jamais esteve!"

Alguns relatos sugerem que a abertura foi inspirada em um folheto de imprensa da Casa Branca de 1958 intitulado Introdução ao Espaço Exterior, que promoveu o programa espacial na sequência do voo do Sputnik. 

Outros sugerem que foi inventado por uma declaração dada pelo explorador britânico do século 18, navegador, cartógrafo e capitão da Marinha Real, James Cook. 

Segundo relatos, Cook havia declarado, após uma expedição inicial à Terra Nova, que suas intenções não eram ir mais longe "do que qualquer homem jamais foi antes, mas até onde eu acho que é possível um homem ir."


Fonte: Vintage News - The stories behind some of the most popular Star Trek lines (tradução livre)

☞ Veja também: Live Long and Prosper 🖖 Vida longa e próspera (a origem da frase de Spock)


Nenhum comentário: