Translate

terça-feira, 8 de junho de 2010

08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos - "World Ocean Day"




Como resultado de uma assembléia geral das Nações Unidas, foi aprovada em resolução datada de dezembro de 2008 o Dia Mundial dos Oceanos, que é agora reconhecido oficialmente pela ONU em 08 de junho de cada ano. O conceito do "World Ocean Day" foi proposto pela primeira vez em 1992, pelo Governo do Canadá, na "Earth Summit" realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Desde 2002, o projeto vem sendo difundido em rede mundial e têm ajudado a promover e coordenar em todo o Planeta os eventos do Dia Mundial dos Oceanos. Os eventos e atividades são realizados em aquários, zoológicos, museus, organizações de conservação, universidades, escolas e empresas ao redor do mundo. A cada ano um número crescente de países e organizações vêem a data como uma oportunidade para celebrar nossos oceanos e nossa relação pessoal com o mar.

O "World Ocean Day" oferece um incentivo importante para que as organizações e indivíduos se comprometerem com a conservação dos oceanos, ajudando assim a melhorar a saúde dos oceanos de nosso mundo. Todos que amam, adimiram e respeitam o mar devem se engajar e promover uma ação para a celebração do Dia Mundial dos Oceanos. 

Por quê eu devo comemorar o Dia Mundial dos Oceanos? Porque eles geram a maior parte do oxigênio que nós respiramos, nos fornecem alimentação, regulam o clima da Terra, reciclam a água que bebemos, nos oferecem uma farmacopeia de potenciais medicamentos e são fonte de inspiração ilimitada.

Está na hora de retribuirmos tudo que os mares nos proporcionam, e podemos começar hoje mesmo participando dos eventos do "World Oceans Day" e promovendo ações que ajudem a proteger os nossos oceanos para o futuro. Cabe a cada um de ajudar a garantir que o nosso mar seja protegido e conservado para as futuras gerações. A vida teve origem nos mares, devemos dar crédito ao fato de que o mar é a mãe de toda vida biológica em nosso Planeta.

O Dia Mundial dos Oceanos nos permite uma mudança de perspectiva. A data incentiva as pessoas a pensar sobre o que o mar significa para elas, e o quê elas tem para oferecer praticamente, visando a conservação dos mares e da vida marinha para as gerações presentes e futuras. Os 7 mares estão repletos de riquezas, na forma das mais diversas formas de vida marinha e de seus belos habitats, devemos pensar como nossas ações diárias podem afetá-los, e como estamos todos ecológicamente interligados, conectados.

Precisamos mudar nossa nossa maneira de pensar, admitindo, de uma vez por todas, que todos nós estamos ligados ao mar! Ao cuidar do seu próprio quintal, você já está agindo como um guardião de nossos oceanos. Fazendo pequenas modificações em seus hábitos de vida você poderá gerar uma série de benefícios para nosso belo Planeta azul. Celebre!

Não importa se você mora no interior ou no litoral, estamos todos ligados ao mar! Use parte de seu tempo hoje para pensar sobre como o oceano afeta você e como você afeta o oceano. Faça sua própria análisem, e, em seguida, organize ou participe de atividades que celebrem os oceanos da Terra. A vida agradece!

Mais informações: http://www.theoceanproject.org/ (em inglês)

Fonte: web:http://www.theoceanproject.org/wod/wod_about.php

Nenhum comentário: