Translate

domingo, 20 de junho de 2010

Os incêndios florestais no Rio e o pedido de S.O.S. da Natureza



Vamos que vamos pra mais uma rodada com o Brasil na primeira copa com twitter e FaceBook da história... mas antes um minutinho de reflexão:

Gente, foi triste pra natureza o que aconteceu ontem aqui no Rio, muitos bairros estão cobertos pelas cinzas do Morro dos Cabritos. Pessoas que moram no alto da Rua Sacopã tiveram que deixar suas casas na madrugada. Fogo é fogo, a culpa principal foi de quem, irresponsávelmente e criminosamente, soltou o balão assassino. Mas é triste saber que não existe plano de contingência para combate aos grandes incêndios florestais aqui no Rio. Veja como o incêndio se alastrou rapidamente, e suas proporções assustadoras: (vídeo acelerado na edição - fonte: 2pfilmes/YouTube)


Segundo relatos de amigos os carros de bombeiros andavam pela lagoa perdidos, sem saber por onde começar o combate às chamas. Só na manhã de domingo apareceram dois helicópteros pequenos, com reservatório de água pendurado pra dar combate aos focos de incêndio, que duravam ainda por toda manhã de domingo. Creio que é pouco! Deveriamos ter algo mais robusto, como, por exemplo este helicóptero usado em Portugal:


Vivemos na Era da Informação, do Conhecimento! Deveria haver um plano pronto para cada morro, cada reserva florestal da cidade e do estado. Um mapeamento, com vias de acesso de emergência, mais equipamento e pessoal especializado... Os políticos parecem se preocupar mais com poder e dinheiro, com petróleo, do que com a natureza. Vejam o que o deputado Aldo Rebelo quer fazer com nossas florestas, com as áreas de preservação permanente.

Por isso gente, nas póximas eleições, na hora em que forem votar escolham, por favor, ao menos um candidato ou candidata do PV. O ideal será que todos escolham Marina Silva presidente, pois a natureza pede socorro! Eu já Marinei, e você, vai fazer o quê? Votar em Dilma? Pense nisto, e agora relaxe curtindo o Brasil na Copa. Todos gostamos de pão e circo, mas quando estes servem para desviar nossa atenção da realidade, podem ser perigosos. Fique agora, amigo e amiga internauta, depois desta singela reflexão, com Simoninha - Aqui é o País do Futebol:



Nenhum comentário: