Translate

domingo, 30 de agosto de 2015

Cérebro humano é cultivado em laboratório




Cientistas criam cérebro humano em laboratório pela 1ª vez


Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, afirma ter chegado ao cérebro mais completo já cultivado em um laboratório. Ele possui 99% das células de um cérebro humano adulto, embora tenha o tamanho do encéfalo de um feto de cinco semanas e seja totalmente desprovido de raciocínio e consciência. 

Esse modelo anatomicamente funcional poderá servir como banco de testes para a pesquisa de novos fármacos, o que revolucionaria o estudo de doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson. Até agora, o cultivo de cérebros humanos tinha gerado apenas pequenas organelas de tecido nervoso, sem as funções de um cérebro completo. 

No entanto, a Universidade Estadual de Ohio conseguiu criar um e, apesar de não ter revelado todos os detalhes do procedimento, acredita-se que ele teria sido concebido de células-tronco pluripotentes, extraídas do tecido cutâneo. Isso implicaria um horizonte imenso de possibilidades, já que um paciente poderia doar células para o cultivo de um modelo do seu próprio cérebro e, dessa forma, tratar doenças de modo completamente personalizado. 

Fonte: Gizmodo

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mito ou Verdade? A ciência comprova, ou não...



A troca de informações entre viajantes pelo mundo permitiu a proliferação de um grande número de lendas e curiosidades durante séculos. Algumas histórias são relatos pseudocientíficos que quase todos nós já escutamos alguma vez. Algumas crenças foram confirmadas ou negadas pela ciência posteriormente. Saiba o que é verdade ou mito sobre as pirâmides egípcias, a muralha da China, o sentido da água das descargas e outros assuntos. 


A Grande Muralha China é a única construção visível do espaço 

A partir da órbita terrestre baixa, a 400 km de altura, onde está, por exemplo, a Estação Espacial Internacional, muitas estruturas são visíveis. Mas, do espaço sideral, isso muda: o mito da muralha foi derrubado em 2003, quando o primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, confessou que não conseguia vê-la de onde estava. 

A água da descarga gira em sentidos opostos nos dois hemisférios 

Diz-se que, quando é acionada a descarga do vaso sanitário, a água gira em sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no norte. E isso é verdade: deve-se à chamada força de Coriolis, uma consequência da rotação da Terra, que é oposta nos hemisférios. O mesmo acontece com os tornados, que giram em diferentes sentidos no norte e no sul. 

É impossível que as pirâmides do Egito tenham sido construídas por seres humanos 

Afirma-se que a construção das pirâmides, mobilizando blocos de pedra de mais de uma tonelada por quase mil quilômetros, é uma tarefa impossível com a tecnologia de 4.500 anos atrás. Entretanto, em abril do ano passado, pesquisadores da Universidade de Amsterdã demonstraram que é possível mover esses blocos em trenós sobre a areia, desde que estejam úmidos. 

Alguns japoneses sofrem uma doença mental ao visitar Paris 

Em 2004, uma revista francesa de psiquiatria compilou 63 casos de turistas japoneses que deram entrada no Hospital Sainte-Anne desde 1988, sofrendo do que o psiquiatra japonês Hiroaki Ota chamou de Síndrome de Paris, uma forma grave de choque cultural. Os sintomas incluem ansiedade, alucinações, paranoia ou psicose, acompanhados de palpitações, tontura e dificuldades respiratórias. Aproximadamente 10 turistas japoneses são enviados, anualmente, de volta ao seu país, e a Embaixada Japonesa em Paris oferece uma linha telefônica disponível 24h por dia. 

Crédito da foto: Yuri Yavnik/Shutterstock

domingo, 23 de agosto de 2015

Laser japonês poderia ser capaz de explodir a Terra



Parece até coisa de ficção cientifica, tipo a "Estrela da Morte" de "Guerra na Estrelas"



Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, dispararam o LFEX, o laser mais poderoso já criado até o momento e que dificilmente será superado em um futuro próximo, uma vez que sua potência é de nada menos que 2 pentawatts. 

Segundo o Centro de Lasers Pulsados da Universidade de Salamanca, um pentawatt (PW) é 10 elevado a 15 watts, o que é a mesma coisa que mil terawatts ou 1 quatrilhão (1.000.000.000.000.000) de watts. Um só pentawatt equivale a 30 mil vezes a demanda média de energia elétrica de toda a Espanha. 

De acordo com seus criadores, a energia concentrada do laser equivale a mil vezes o consumo elétrico mundial. O disparo durou apenas um picossegundo (um trilionésimo de segundo), e por isso foi totalmente seguro. O objetivo do experimento é melhorar as técnicas de projeção a laser, e o próximo objetivo dos pesquisadores do LFEX é elevar a potência a 10 pentawatts. 

Embora o avanço tecnológico seja extraordinário, alguns cientistas mostraram preocupação com relação ao fato de o laser poder ser utilizado para o desenvolvimento de armas destrutivas. O pesquisador da Universidade de Illinois Julio Soares afirmou que uma potência dessa magnitude “seria capaz de explodir o planeta”. 

Fontes: Gizmodo e RT
Crédito da foto: Michal Vitek/Shutterstock

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ciência :: América Latina pode passar por dilúvio em 35 anos



Ciência afirma: América Latina passará por grande dilúvio em menos de 35 anos


Dentro dos próximos 35 anos, os territórios mais povoados do mundo poderão acabar inundados pelo aumento do nível do mar, segundo advertem cientistas russos. O vice-diretor do Instituto de Pesquisa Científica do Ártico e da Antártida, Alexánder Danílov, afirma que o problema mais grave é determinado pela mudança drástica da temperatura mundial. 

“Os cálculos sugerem que a temperatura se estabilizará rapidamente, mas que o nível do oceano mundial continuará crescendo por vários séculos”, acrescenta Danílov. 

Os territórios afetados serão a América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá, onde vive a maior parte da população mundial, mobilizando cerca de 150 milhões de pessoas em busca de refúgio. 

Até 2050, o nível dos oceanos poderá aumentar cinco metros, trazendo consequências catastróficas. “Esses cinco metros de crescimento do oceano são um sinal muito sério. Na realidade, os grandes territórios baixos, onde vive a maior parte da população do planeta, estarão em zonas de inundação”, afirma Natalia Riazánova, a responsável pelo Laboratório de Geoecologia do Instituto Estadual de Relações Internacionais de Moscou. 

Enquanto isso, o último relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA afirma que o ano de 2014 registrou recordes de temperaturas na superfície terrestre. Em pelo menos 20 países, foi o ano mais quente da história já registrado, chegando às mais altas concentrações de gases do efeito estufa. 

Fonte: RT   |  Crédito da foto: Nomad_Soul/Shutterstock  |  Reprodução de: History

sábado, 1 de agosto de 2015

Cristais vão permitir respirar embaixo d`água


Substância recém criada poderá nos permitir respirar embaixo d'água

Explorar o mundo subaquático sem usar tubos de oxigênio até hoje era algo que acontecia apenas em histórias em quadrinhos. Mas uma nova invenção de cientistas da Dinamarca pode fazer com que seja possível respirar embaixo d'água.

Uma quantidade relativamente pequena da substância, apelidada de “Cristal do Aquaman”, poderia ser suficiente para uma pessoa mergulhar sem se afogar. 

O material tem a capacidade de absorver oxigênio da água, o que tornaria obsoletos os atuais equipamentos de mergulho.

A substância, que usa cobalto em sua estrutura molecular, é capaz de armazenar uma quantidade muito maior de oxigênio do que os cilindros de mergulhação. 

Segundo a cientista Christine McKenzie, da Universidade de Syddansk, bastariam alguns grãos do cristal para um mergulhador respirar embaixo d´água com sucesso. Os cristais também poderiam ser úteis para pacientes de câncer de pulmão que dependem de tanques de respiração.

Fontes: Exame e The Independent