Translate

domingo, 30 de dezembro de 2018

Harley e Davidson, a união que criou a motocicleta mágica




Como Harley e Davidson se uniram para criar a motocicleta mágica - por Ian Harvey/Vintage News*

Motocicleta Harley-Davidson de 1921   (Foto: Lars-Göran Lindgren Sweden CC BY-SA 4.0)

Para os entusiastas da motocicleta em todos os lugares, o nome Harley-Davidson é uma lenda. A marca é conhecida há muito tempo como produtora de algumas das melhores motocicletas da estrada, mas como a empresa começou?

Os homens por trás da empresa eram William Harley e três irmãos Davidson, Arthur, Walter e William. Seu sonho começou no final do século 19, em Milwaukee, Wisconsin, quando eles ainda viviam na 9ª Rua e suas famílias eram vizinhas.

Arthur Davidson e William Harley tinham idades e interesses semelhantes, e sua inevitável amizade se formou desde cedo e durou por toda vida.

Como muitos garotos da época, os dois amigos ficaram fascinados com as bicicletas, que só começaram a aparecer na forma que reconhecemos hoje na década de 1880, de acordo com a Thoughtco.

O Rideapart.com, um site para entusiastas da motocicleta, diz que o amor de William por motocicletas era tão sério que quando tinha 15 anos, ele havia aceitado um emprego em uma fábrica de bicicletas em sua cidade natal e, assim, partiu para o caminho da vida.

Ao longo de vários anos, William trabalhou na fábrica, acabando por se tornar desenhista. Eu fiquei interessado em motos, e fiquei particularmente atraído pela ideia de encontrar uma maneira de adicionar um motor que permitisse muito mais velocidade do que pedalar.

Em 1901, aos 21 anos, ele elaborou seu primeiro projeto para um motor de combustão interna baseado em projetos de motores de motocicletas francesas. Nos dois anos seguintes, William e seu velho amigo Arthur começaram a trabalhar em um protótipo.

A primeira máquina nunca se materializou, mas eles começaram a trabalhar num protótipo em 1903. Não demorou muito para que eles entendessem que precisavam de um maquinista habilidoso para ajudar a levar o projeto adiante, então começaram a tentar recrutar o irmão de Arthur, Walter, que trabalhava como operador de ferrovias - de acordo com o Entrepreneur - para se juntar a eles.

Demorou um pouco, mas William e Arthur fizeram com que Walter deixasse seu emprego e se juntasse a eles na construção da primeira de suas novas máquinas.



A primeira motocicleta feita pela Harley-Davidson, desenvolvida por William Harley e Arthur Davidson   (Cjp24)

Sua fábrica começou em um pequeno galão, de 3 × 4,5 metros, na Chestnut St., onde ainda hoje é o local da sede da H-D. Foi então que Harley começou a estudar engenharia na Universidade de Wisconsin no mesmo ano, aperfeiçoando ainda mais seu ofício.

A última parte do processo de construção de sua primeira motocicleta se encaixou ao conjunto quando o mais velho dos irmãos Davidson, William, começou a se interessar pelo projeto. William era mecânico, e ele tinha muitas habilidades úteis para adicionar à mistura.

Com a união destes homens, cada um adicionando suas próprias habilidades únicas ao projeto, a primeira motocicleta foi concluída - a Harley-Davidson Serial #1. Essa moto ainda existe e hoje encontra-se em exibição no museu H-D em Milwaukee (foto acima).

A empresa incorporou em 1907, com Walter no comando, como seu primeiro presidente, enquanto os demais encontravam-se em cargos-chave.

O irmão mais velho, William, tornou-se o primeiro gerente de projetos, Arthur foi o primeiro secretário e gerente geral de vendas, e William Harley, que havia concluído seu diploma de engenharia, tornou-se o tesoureiro e engenheiro-chefe. Naquele ano, a H-D produziu 150 máquinas, triplicando sua produção.

Em 1908, Walter ganhou uma pontuação perfeita de 1000 pontos no 7º concurso anual de Enduro e Confiabilidade de Entusiastas Americanos de Motociclismo, de acordo com o site motorcycle.com. Como resultado, Detroit se tornou a primeira cidade a comprar e usar motocicletas H-D para sua força policial.

Em 1910, a barra e o escudo da Harley-Davidson entraram em uso e um ícone nasceu. Depois disso, a empresa continuou a prosperar e inovar, tornando-se uma das marcas mais conhecidas no mundo das motocicletas. Nenhum dos quatro fundadores perdeu sua paixão e entusiasmo por motocicletas.

Todos trabalharam para a empresa até a morte, com Arthur Davidson sobrevivendo e superando todos eles até que finalmente também ele fez sua passagem, em 1950.

____
Fonte: *Vintage News: "How Harley and Davidson Came Together to Create Motorcycle Magic", by  Ian Harvey (tradução) - Imagens: Lars-Göran Lindgren Sweden CC BY-SA 4.0 e Cjp24 CC BY SA 3.0

Nenhum comentário: