Translate

domingo, 27 de janeiro de 2019

Nova ferramenta do SETI mantém busca por alienígenas

Tem alguém lá fora? Nova ferramenta do SETI mantém busca por alienígenas - via Space.com*


Vista do Allen Telescope Array, na California, Estados Unidos (Crédito: Instituto SETI)

"Com a pesquisa sobre a vida extraterrestre continuando em todo o mundo, uma notável pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) lançou uma nova ferramenta para ajudar os pesquisadores a acompanhar os resultados.

Jill Tarter, co-fundadora do instituto que inspirou o personagem fictício Ellie Arroway no romance de Carl Sagan "Contact" (que mais tarde se tornou um filme de 1997), liderou o desenvolvimento de uma ferramenta web recém-anunciada chamada Technosearch. Esta base de dados inclui todas as pesquisas publicadas pelo SETI entre 1960 e os dias atuais. 

Você pode acessar o banco de dados online em https://technosearch.seti.org/.

Em declaração de 9 de janeiro, anunciando o banco de dados, os representantes do SETI disseram que esperam que toda a comunidade SETI trabalhe em conjunto para manter a Technosearch precisa e atualizada. A ferramenta destina-se a atender a necessidade atual da comunidade por um recurso representando as centenas de pesquisas realizadas no céu.

"Comecei a manter esse arquivo de pesquisa quando eu era um estudante de pós-graduação", disse Tarter no comunicado. "Alguns dos artigos originais foram apresentados em conferências ou aparecem em revistas obscuras que são de difícil acesso para os recém-chegados ao campo SETI. Estou muito feliz por termos agora uma ferramenta que pode ser usada por toda a comunidade e uma metodologia para manter corrente. "

A Technosearch foi desenvolvida por Tarter com estagiários da Experiência de Pesquisa para Universitários (REU) trabalhando no Instituto SETI, incluindo Andrew Garcia, estudante da Universidade Estadual de São Francisco, que apresentou o Technosearch à American Astronomical Society em sua reunião de inverno em janeiro. Os alunos de pós-graduação da Penn State Will Bowman e Caleb Cañas, trabalhando com o astrofísico estelar Jason Wright, também contribuíram com dados de sua pesquisa na literatura do SETI.

"Fiquei convencido de que o Technosearch se tornará um instrumento importante para os astrônomos e amadores interessados ​​em explorar o cosmos em busca de indícios de outras civilizações tecnológicas", disse Garcia no comunicado. "Não podemos saber onde procurar provas amanhã se não soubermos onde já nos encontramos".

A Technosearch foi divulgada ontem (9 de janeiro de 2019) na 223ª reunião da American Astronomical Society durante uma sessão de pôsteres."
____
Fonte: *por Elizabeth Howell, Colaboradora da Space.com - Nota do Editor: Este artigo foi corrigido para esclarecer a afiliação de Alex Garcia - Imagem: Allen Telescope Array/SETI Institute/Divulgação

Nenhum comentário: