Translate

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Buraco Negro do tamanho de Júpiter rodeia a Via Láctea




Um buraco negro do tamanho de Júpiter está flutuando ao redor da Via Láctea - o buraco negro, de tamanho médio, é um dos três únicos encontrados em nossa galáxia - via Futurism.com*


Buraco Negro

Astrônomos descobriram recentemente um nômade interestelar, invisível, perambulando pela Via Láctea. Mais especificamente, cientistas que trabalham no Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) encontraram evidências de um tipo raro de buraco negro, de acordo com pesquisa publicada no servidor de preprints ArXiv, em dezembro (2018).

Se os cientistas estiverem corretos, de acordo com publicação da New Scientist, isso tornará esse buraco negro do tamanho de Júpiter o terceiro de seu tipo em toda a nossa galáxia.

Senhor Sombra

A equipe nunca viu o buraco negro porque é, bem, um buraco negro. Mas o que eles viram; usando uma rede de telescópios chilenos chamada de Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), foi uma nuvem ambulante de gases celestes orbitando em torno de algo, de acordo com a Space.com.

“Quando verifiquei os dados do ALMA pela primeira vez, fiquei muito animado porque o gás observado mostrou movimentos orbitais óbvios, que sugerem fortemente um objeto massivo invisível à espreita”, disse Shunya Takekawa, um astrofísico do NAOJ à New Scientist.

Com base no modo como essa nuvem de gás estava se movimentando orbitando seu ponto central, a equipe determinou que o buraco negro recém-descoberto é cerca de 3.000 vezes mais massivo que nosso Sol - mas tão compacto, ocupando, de acordo com o pesquisa, tanto espaço quanto Júpiter. Já que cerca de 1.000 planetas do tamanho de Júpiter poderiam se encaixar no Sol, isso torna este novo buraco negro 3 milhões de vezes mais denso que o Sol.

A Olho Nú

Os cientistas têm agora uma compreensão muito melhor dos buracos negros comuns, comparativamente pequenos, nascidos de estrelas colapsadas, bem como dos buracos negros supermassivos no centro da Via Láctea.

Em última análise, essa descoberta abre a porta para a possibilidade de que haja muitos buracos negros de tamanho médio vagando pela Via Láctea. Agora que os astrônomos aprenderam a manter os olhos voltados para nuvens de gás em espiral, outras equipes podem em breve encontrar mais e mais desses buracos negros raros e bizarros.
____
Fonte: *p. Dan Robitzski/Futurism.com: "A Jupiter-Sized Black Hole is Floating Around The Milky Way" (tradução livre) - Imagem: Representação artística de Buraco Negro circundado por nuvem de gás

Nenhum comentário: