Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Asteróide "Oumuamua" pode ser uma sonda alienígena?




Astrônomo de Harvard defende a hipótese de que este objeto é uma sonda alienígena - via futurismos.com*


"Não temos como saber se é uma tecnologia ativa ou uma nave espacial que não funciona mais e continua a flutuar no espaço"

Sonda Alienígena

Em uma nova entrevista ao jornal israelense Haaretz, o chefe do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, Avi Loeb, defendeu sua controversa hipótese de que o objeto interestelar conhecido como "Oumuamua" pode ser uma sonda alienígena e discorreu demoradamente sobre o lugar da humanidade no cosmos.

"Assim que deixarmos o sistema solar, acredito que veremos muito tráfego", disse ele ao Haaretz. "Possivelmente receberemos uma mensagem dizendo: 'Bem-vindo ao clube interestelar'. Ou descobriremos várias civilizações mortas, ou seja, encontraremos seus restos mortais."

Um Quadrilhão

Depois que astrônomos descobriram o objeto mais tarde apelidado de "Oumuamua" - uma palavra havaiana que significa "mensageiro enviado do passado distante para nos alcançar" - Loeb e um colega especularam que um hipotético mecanismo de propulsão chamado vela solar poderia explicar sua estranha trajetória. Outra descoberta estranha foi que o brilho do objeto da luz solar refletida mudou por um fator de dez quando ele girou, sugerindo que poderia ser um objeto em forma de cigarro ou panqueca caindo no espaço - uma geometria extremamente incomum para os asteróides que ocorrem naturalmente.

Uma tentativa de escutar sinais de rádio do misterioso objeto veio à tona, mas Loeb disse ao Haaretz que ele defende a possibilidade de que a sonda seja de origem inteligente.

"Não temos como saber se é uma tecnologia ativa ou uma nave espacial que não funciona mais e continua a flutuar no espaço", disse Loeb ao Haaretz. “Mas se o Oumuamua foi criado junto com uma população inteira de objetos semelhantes que foram lançados aleatoriamente, o fato de descobrirmos isso significa que seus criadores lançaram um quatrilhão de sondas como esta para todas as estrelas da Via Láctea”.

Não é Especulação

Loeb embarcou em uma campanha de mídia recentemente, dando uma entrevista separada na semana passada na qual ele previu o impacto na humanidade de descobrir uma civilização extraterrestre. Na entrevista com o Haaretz, ele sugeriu que o universo poderia estar repleto de sociedades alienígenas e que os cientistas do Earthling deveriam se concentrar em encontrar evidências sobre eles.

"Nossa abordagem deve ser arqueológica", disse ele. “Da mesma forma que escavamos no solo para encontrar culturas que não existem mais, precisamos cavar no espaço para descobrir civilizações que existissem fora do planeta Terra.”

"A busca por vida extraterrestre não é especulação", acrescentou ele. "É muito menos especulativo do que a suposição de que há matéria escura - matéria invisível que constitui 85% do material no universo".
____
Fonte: *Futurism.com: "Harvard Astronomer Defends Hypothesis That Object Is Alien Probe"(tradução livre) - Imagem: Representação artística do asteróide interestelar "Oumuamua"/Futurism/Divulgação

Nenhum comentário: