Cofre contendo a fórmula secreta da bebida, localizado no World of Coca-Cola em Atlanta |
Uma das bebidas mais famosas da história americana é a Coca-Cola. O icônico logotipo vermelho e branco se espalhou pelo mundo, promovendo uma bebida doce e borbulhante que milhões de pessoas bebem.
No entanto, enquanto a Coca-Cola é uma das bebidas mais populares do mundo, sua fórmula secreta está impregnada de mistério.
De fato, vários mitos urbanos cercam a receita secreta do refrigerante número um do mundo.
Uma história difundida é que a fórmula é conhecida apenas por dois homens, e cada homem conhece apenas metade da fórmula, dessa forma, nenhum deles pode fugir com o conhecimento. A verdade é um pouco menos do que um pesadelo logístico.
A fórmula da Coca-Cola está trancada num cofre, aonde apenas alguns poucos privilegiados tem acesso. É claro que, para poder operar um negócio em grande escala, que produz uma quantidade significativa da bebida por dia, um bom número de pessoas tem que ter conhecimento da fórmula.
No entanto, essas pessoas não estão compartilhando o conhecimento que possuem e por boas razões! Se a receita vazasse, qualquer um poderia poderia produzir a sua própria.
John Pemberton, o inventor da fórmula original |
A fórmula da Coca-Cola é um segredo comercial. Ao contrário de outras empresas que divulgam o que seus produtos contêm, a Coca-Cola optou por manter sua receita completa em segredo.
No entanto, como o produto não é proprietário, qualquer pessoa no mundo poderia copiar a receita e vendê-la como se fosse sua, se colocasse a mão na fórmula original. O problema é que a única maneira de obter a fórmula é roubá-la do cofre no museu permanente da Coca-Cola em Atlanta.
No entanto, essas histórias sobre como a fórmula é trancada, como apenas duas pessoas conhecem a receita completa e outros mitos são apenas parte dos esforços de marketing da Coca-Cola. A fórmula está trancada em um cofre? Absolutamente. É fato, ela está escondida num cofre desde 1919.
Mas a receita é tão ferozmente guardada quanto acreditamos? Na verdade não. Existem muitos fatores que impedem que a fórmula da Coca-Cola seja roubada e usada por seus concorrentes.
O primeiro problema é ter acesso à receita. Durante anos, as pessoas tentaram replicar a fórmula, nunca acertando. Com a receita trancada em um grande cofre e com um número não revelado de pessoas que realmente conhecem a fórmula, o concorrente nunca terá a chance de roubá-la. Mas suponha que algum ladrão de sabores tenha sucesso em suas tentativas de colocar as mãos na fórmula. Ele seria capaz de copiar a Coca-Cola e se tornar tão grande quanto ela?
Na verdade, a força e o poder da Coca-Cola não vêm do gosto da bebida. Em vez disso, seu sucesso vem dos gigantescos esforços de marketing que eles realizaram nos últimos 125 anos. Através do uso de slogans, branding e criação de hype, a Coca-Cola tem sido capaz de se posicionar como o vendedora do refrigerante número um do mundo.
Cartaz de 1952 com o slogan “Isto faz um bem” |
A maior parte de seu sucesso é devido a suas habilidades de marketing. Uma pessoa que tenha a capacidade de reproduzir a receita exata ainda enfrentará tremendas dificuldades em colocar seu produto no mercado.
Talvez o ladrão tente vender a receita para um concorrente, como a PepsiCo. Bem, um caso semelhante realmente aconteceu uma vez, quando dois ex-funcionários da Coca-Cola roubaram um frasco de um novo protótipo de bebida.
Levando a bebida para a Pepsi, eles tentaram vendê-la por 1,5 milhão. No entanto, a reação da Pepsi a essa espionagem industrial foi entregar a dupla à polícia e expor seu roubo. Por que a Pepsi faria isso? Principalmente porque eles não querem se enredar em ilegalidades, roubando segredos comerciais. Sem mencionar que se eles fizessem isso também estariam reconhecendo que as receitas da Coca-Cola são superiores.
Na realidade, o cofre, o sigilo e os mitos que cercam a bebida foram criados por profissionais de marketing inteligentes que estavam querendo promover a bebida. Afinal de contas isso faz com que as pessoas comentem sobre os segredos da Coca-Cola, sem dúvida tornando-as sedentas para se refrescar bebendo Coca-Cola depois de toda a fofoca.
____
Fonte: *Andrew Pourciaux é um romancista vindo da ensolarada cidade de Sarasota, na Flórida, onde passa a maior parte de seu tempo de escrevendo e fazendo podcasts / Esta é uma tradução livre de publicação do site americano Vintage News - Imagens: Wikimedia Comuns (CC)/Cartaz de 1952 da Coca-Cola (divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário