Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Após os 40 pessoas deveriam trabalhar menos, mostra estudo




Semana de trabalho com apenas três dias aumenta produtividade das pessoas que têm acima de 40 anos de idade.

Resultados de estudo mostram que capacidade cognitiva dessas pessoas aumenta com menos horas de trabalho.

No Brasil, a jornada semanal de trabalho está instituída em cinco dias, ou 40 horas de trabalho por semana. Para a maioria das pessoas começa segunda-feira e termina na sexta, entretanto há pessoas que trabalham ainda mais, tendo expediente também no final de semana, seja por contrato ou fazendo jornadas extras.

Um novo estudo mostra agora que esta carga horária de trabalho não é eficaz para quem tem mais de 40 anos de idade. O trabalho científico, publicano na série Melbourne Institute Worker Paper, da Austrália, afirma que a semana ideal para pessoas com mais de 40 anos deve ter apenas três dias.

Para o estudo, em que foram analisados os hábitos de trabalho de 6.500 pessoas (3.500 mulheres e 3.000 homens), a equipe do Melbourne Institute of Applied Economics and Social Research, da Universidade de Melbourne sujeitou os voluntários a três testes.

O primeiro teste passava pela leitura de determinadas palavras em voz alta. O segundo em recitar uma ordem numérica de forma decrescente. O terceiro continuai-se em ligar palavras e números. Para chegar às conclusões finais também foi levada em conta a qualidade de vida das pessoas analisadas, o seu bem-estar econômico, estrutura familiar e emprego.

Depois de considerados todos estes fatores, chegou-se à conclusão de que quem trabalhava, em média, 25 horas por semana alcançava melhores resultados. Os resultados cognitivos aumentavam para quem trabalhava por volta de 25 horas – quando comparado a valores mais baixos – e a partir daí começavam a decrescer devido ao estresse e fadiga.

Colin McKenzie, um  dos investigadores e professor de economia na Universidade de Keio afirmou que trabalhar "pode estimular a atividade cerebral mas, ao mesmo tempo, trabalhar muitas horas e  com determinados tipos de tarefas podem causar fadiga e estresse que a longo prazo podem danificar funções cognitivas".

Recentemente, na Nova Zelândia, uma empresa decidiu adotar a semana de quatro dias de forma a melhorar a produtividade dos seus empregados.
____
Fonte: Melbourne Institute of Applied Economics and Social Research/Keio University/ABC News/UOL - Imagem: PxHere (CC0 - Domínio público)

Nenhum comentário: