Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Visão em 360º de Bennu, um asteróide em forma de diamante




Veja um asteróide em forma de diamante de todos os lados, cortesia da missão OSIRIS-REx - via GeekWire*

A OSIRIS-REx escaneando a superfície do asteróide Bennu - Credito: NASA/Goddard/University of Arizona

Dois anos após seu lançamento, a nave espacial OSIRIS-REx, da NASA, está se aproximando de um asteroide próximo à Terra chamado Bennu e enviando de volta fotos que fornecem uma visão de 360 ​​graus.

Na sexta-feira passada, a OSIRIS-REx capturou imagens ao longo de um período de quatro horas e 11 minutos para obter uma rotação completa da rocha espacial em forma de diamante a uma distância de cerca de 197 km.

A visão está aguçando o apetite dos astrônomos por olhares ainda mais próximos em direção à Bennu, que atualmente está a cerca de 80 milhões de quilômetros da Terra. Nas próximas semanas, a OSIRIS-REx examinará cuidadosamente o terreno do asteróide de 400 metros de largura à medida que se aproxima. Durante o mês de dezembro, ela executará três vôos rasantes, chegando a apenas alguns quilômetros da superfície. E no início do próximo ano, ela se instalará em uma órbita próxima para realizar uma pesquisa de meses.

Tudo isso é apenas uma escalada para o evento principal: a descida da sonda na superfície do asteróide em meados de 2020, para a coleta de amostras que serão enviadas de volta à Terra em 2023.

O principal pesquisador da missão OSIRIS-REx, Dante Lauretta, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, ficou impressionado com as variações de Bennu na refletância de superfície, que sugere uma composição diversificada: “Essas áreas escuras causaram entusiasmo na equipe! Tuitou Lauretta.


Há também uma rocha no hemisfério sul de Bennu que parece estar "pendurada" devido à fraca atração gravitacional do asteroide, disse Lauretta em outro tweet.

Esses fatores aumentam a intriga em torno da missão OSIRIS-REx, que deve fornecer informações sobre como o sistema solar foi formado, como os asteróides potencialmente ameaçadores podem ser desviados e como os futuros exploradores espaciais podem tirar proveito do que os asteróides têm a oferecer...

O OSIRIS-REx não é o único jogo na cidade quando se trata de exploração de asteróides: a sonda Hayabusa 2 do Japão está no meio do seu próprio levantamento de outro asteróide em forma de diamante, que se parece muito com Bennu, apenas duas vezes mais largo. 

A Hayabusa 2 deve coletar pedaços do asteróide Ryugu no próximo ano e trazê-los de volta à Terra em 2020, bem antes da entrega da OSIRIS-REx.

Veja as imagens do Asteróide Bennu em vídeo de rotação em lapso de tempo:

____
Fonte: *por Alan Boyle/GeekWire (tradução livre) - Imagem: NASA/Goddard/University of Arizona

Nenhum comentário: