Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Frases e Pensamentos de Jacques Lacan




Jacques-Marie Émile Lacan
Jacques Lacan (13/04/1901 — 9/09/1981) foi um psicanalista francês. Depois dos estudos em Medicina, Lacan se orientou em direção à Psiquiatria e fez seu doutorado em 1932. Depois de ser analisado por Rudolph Loewenstein, ele passou a integrar a Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP) em 1934, e nesta é eleito membro titular em 1938. É depois da Segunda Guerra Mundial que seu ensino toma importância. Teve contato com a psicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, opondo-se aos pós-freudianos que promoveram a Psicologia do Ego, propõe um retorno a Freud.

Jacques Lacan foi um dos grandes interpretes de Freud e deu nascimento a uma corrente psicanalítica: o lacanismo.

Ao longo de todo seu percurso intelectual Lacan dialogou com o pensamento filosófico de autores como Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Martin Heidegger, Alexandre Kojève, Alexandre Koyré, Jean-Paul Sartre. Seu pensamento influenciou vários filósofos contemporâneos entre os quais Jacques Derrida, Slavoj Žižek, Alain Badiou.

Lacan deixou um grande legado à humanidade, em rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu pensamento, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todos deveriam conhecer:

“O  inconsciente é estruturado como uma linguagem”  

“Penso onde não sou; portanto, sou onde não me penso”  

“Amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer”  

“Só há amor por um nome”  

“A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção”  

“Todo amor é recíproco, mesmo quando não é correspondido”  - Jacques Allain Miller foi um dois maiores comentadores de seu xará Jacques Lacan. Sobre esta frase, ele diz: “Repete-se esta frase sem compreendê-la ou compreendendo- a mal. Ela não quer dizer que é suficiente amar alguém para que ele vos ame. Isso seria absurdo. Quer dizer: ‘Se eu te amo é que tu és amável. Sou eu que amo, mas tu, tu também estás envolvido, porque há em ti alguma coisa que me faz te amar. É recíproco porque existe um vai-e-vem: o amor que tenho por ti é efeito do retorno da causa do amor que tu és para mim. Portanto, tu não estás aí à toa. Meu amor por ti não é só assunto meu, mas teu também. Meu amor diz alguma coisa de ti que talvez tu mesmo não conheças’. Isso não assegura, de forma alguma, que ao amor de um responderá o amor do outro: isso, quando isso se produz, é sempre da ordem do milagre, não é calculável por antecipação”

“O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato”  

“Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou”  

“O sintoma é a inscrição do simbólico no real”  

“O sintoma define o modo como cada um goza do inconsciente, na medida que o inconsciente o determina”  

“O sintoma, é o significante de um significado recalcado da consciência do sujeito. …é uma fala em plena atividade, pois inclui o discurso do outro no segredo de seu código”   

“Só há inconsciente no ser falante. …O inconsciente, isso fala”  

“Existe algo de inconsciente, ou seja algo da linguagem que escapa ao sujeito em sua estrutura e seus efeitos e que há sempre no nível da linguagem alguma coisa que está além da consciência. É aí que pode se situar a função do desejo” 
____
Fonte: Com informações de Wikipédia e Psicologia MSN.com - Imagem: Wikimedia Commons

segunda-feira, 28 de maio de 2018

China quer ir a Marte em 2020




O programa chinês para lançar uma missão para Marte em 2020 está em estado “muito avançado”, declarou seu principal responsável, enquanto o gigante asiático avança em seu ambicioso programa espacial.


A sonda levará a bordo 13 peças de exploração, entre elas seis veículos robotizados, informou a agência oficial de imprensa Xinhua. “O programa de exploração de Marte se encontra muito avançado”, destacou o chefe da missão, Zhang Rongqiao.

“Os elementos transportados serão utilizados para reunir dados sobre o meio ambiente, a morfologia, a estrutura da superfície e da atmosfera de Marte”, acrescentou.

Zhang falou no Fórum Internacional de Pequim sobre Exploração Lunar e do Espaço Profundo, que aconteceu em 2017. O foguete “Longa Marcha 5” decolará do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província tropical de Hainan, segundo a Xinhua.

Uma vez que a sonda estiver na órbita marciana, após uma viagem de sete meses de duração, uma parte se separará dela e pousará em um ponto do hemisfério norte do Planeta Vermelho. Serão implementados, então os veículos para explorar a superfície.

Pequim considera seu bilionário programa espacial um símbolo da ascensão de seu poder e do êxito do Partido Comunista chinês nas mudanças que melhoraram a situação econômica de um país muito afetado pela pobreza.

Em julho de 2017, foi lançado com sucesso o “Longa Marcha 4B”, transportando seu primeiro telescópio espacial de raios-X para estudar os buracos negros, os pulsares e as erupções de raios gama. Além disso, em abril do mesmo ano, a China pôs um laboratório em órbita, passo fundamental em direção ao seu objetivo de contar com uma estação espacial própria em 2022.


____
Fonte: web:http://istoe.com.br - via mundo-ufo (reprodução atualizada) - Vídeo: YouTube

terça-feira, 22 de maio de 2018

1947: o ano em que fizemos contato com os discos voadores



1947 foi o ano em que um piloto avistou "discos parecidos com píres"; em Washington, e um fazendeiro em Roswell, Novo México, encontrou alguns destroços estranhos


O ano de 1947 é muitas vezes marcado o início do nosso fascínio com discos voadores e avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs). Isso acontece principalmente por causa de dois eventos específicos, um visto do ar e outro no chão.

Em 24 de junho daquele ano, Kenneth Arnold estava voando em seu pequeno aeroplano pelo estado de Washington. Era um dia claro e brilhante como Arnold descreveu. Ele estava a caminho de um show em Oregon, mas decidiu explorar o Monte Rainier. A montanha estava perto de um recente desaparecimento de um avião militar, presumivelmente caído. Uma recompensa estava sendo oferecida para qualquer pessoa capaz de encontrar o local do acidente.

Os pilotos E.J. Smith, Kenneth Arnold e Ralph E. Stevens
olham para uma foto de um objeto voador não identificado
avistado a caminho de Seattle, Washington. (Getty Images)
No cockpit, Arnold viu um avião DC-4 voando a cerca de 15 quilômetros de distância. Então ele notou outra coisa. Segundo Arnold, um clarão refletiu a luz em seu avião. Olhando em volta para a fonte da reflexão, Arnold avistou um grupo de nove objetos voando perto do Monte Rainier. 

Eles estavam todos voando na mesma formação, semelhante a um bando de gansos, como Arnold descreveu.

Arnold também descreveu os objetos como grandes em tamanho, na cauda e viajando muito rápido, com velocidades estimadas em 2.700 km/h. Eles também eram redondos, algo que Arnold, um piloto experiente, nunca tinha visto antes. Voando perigosamente perto da cordilheira, eles eram "discos parecidos com pires", disse ele.

No início ele imaginou que poderia ter visto aeronaves militares avançadas sendo testadas. No entanto, Arnold comentou na época: "Quanto mais observava estes objetos, mais preocupado ficava, visto estar acostumado e familiarizado com a maior parte dos objetos que voam perto do solo ou a altitudes mais elevadas."

Após alguns minutos de observação, os objetos desapareceram da visão de Arnold. Depois de pousar seu avião, Arnold contou o que viu e as notícias se espalharam rapidamente. A era do disco voador nasceu.

Em 26/06/1947, a cobertura da história do Chicago Sun
pode ter sido o primeiro uso do termo "disco voador".
Mas o que Arnold realmente viu naquele dia claro? Uma breve investigação da força aérea americana concluiu que o piloto havia visto algum tipo de miragem, talvez envolvendo nuvens de aparência incomum. Algumas pessoas só pensaram que Arnold era louco. Quase imediatamente após o incidente, muitas pessoas começaram a relatar seus próprios avistamentos de "discos". Depois de seu famoso voo, Kenneth Arnold comprou uma câmera e a manteve com ele sempre que voava. Ele estava determinado a provar em que ele viu naquele dia de junho de 1947. No entanto, ele nunca relatou ter visto nada fora do comum novamente.

Menos de um mês depois do avistamento de OVNIs de Arnold, em 7 de julho, um fazendeiro chamado Mac Brazel encontrou restos estranhos em torno de sua propriedade perto de Roswell, Novo México. O que foi descrito como bastões metálicos, bem como pedaços de material de plástico e papel. Brazel ligou para o xerife de Roswell. Então oficiais da base do exército local foram convocados para ir até o rancho.

Inicialmente, a Base Aérea do Exército de Roswell emitiu um comunicado de imprensa afirmando que um "disco voador" havia caído no rancho de Brazel durante uma forte tempestade. Apenas algumas horas depois, os cientistas disseram comprovar que parte do material encontrado no local era remanescente de um balão meteorológico.

De acordo com as autoridades o balão meteorológico abatido estava sendo usado como parte de um experimento, chamado Projeto Mogul. O Projeto Mogul foi idealizado para usar balões meteorológicos resistentes, alcançando a atmosfera superior. O objetivo era detectar ondas sonoras de testes nucleares soviéticos durante os primeiros anos da Guerra Fria. Era um projeto secreto, no entanto, levou os céticos a concluir que tudo fazia parte de um elaborado encobrimento por parte do governo.

O relatório de Kenneth Arnold para a inteligência
da Força Aérea do Exército (AAF), datado de
12 de julho de 1947, que inclui anotações
e esboços da estrutura na cadeia de 9 objetos.
O ceticismo só aumentou na década de 1950, quando a Força Aérea realizou uma série de testes secretos no Novo México. Usando bonecos de teste de impacto, eles soltaram objetos sem aparência humana em vários campos, para testar maneiras pelas quais os pilotos sobrevivem a quedas de altas altitudes. Os bonecos foram então recuperados pelo pessoal do exército para análise.

Para alguns moradores já desconfiados do incidente anterior de Roswell, certamente parecia que seres extraterrestres estavam caindo do céu. As supostas vítimas de acidentes foram então suspeitas de terem sido capturadas e submetidas a experimentos.

Em 1994, o Pentágono desclassificou seus arquivos do Projeto Mogul e seus bonecos; também publicou um relatório desmentindo os rumores de incidentes extraterrestres em torno de Roswell. No entanto, isso não pôs fim à suspeita permanente de acobertamento do governo, assim como às peregrinações anuais à área de Roswell por pessoas que buscam o que para elas é a verdadeira história.
___
Fonte: Vintage News | "1947 was the year that a pilot spotted “saucer-like discs” in Washington and a rancher in Roswell, New Mexico, found some mighty strange debris", com informações e imagens de Wikipédia e Getty Images


sábado, 19 de maio de 2018

Frases e Pensamentos de Carl Gustav Jung



C. G. Jung em 1912
Carl Gustav Jung (26/07/1875 - 6/07/1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.

O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente e o inconsciente, mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.

Ele criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicológicos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs (MBTI), um instrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias.

Via a psique humana como "de natureza simbólica", e fez, deste simbolismo, o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores estudiosos contemporâneos de análise de sonhos e simbolização. Embora exercesse sua profissão como médico e se considerasse um cientista, muito do trabalho de sua vida foi passado a explorar áreas tangenciais à ciência, incluindo a filosofia oriental e ocidental, alquimia, astrologia e sociologia, bem como a literatura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-lo como um místico.

Jung deixou um grande legado à humanidade, em rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu pensamento, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todos deveriam conhecer e assimilar:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”

“Aquele que olha para fora sonha. Mas o que olha para dentro acorda”

“O que não enfrentamos em nós mesmos, encontraremos como destino”

“Tudo que nos irrita nos outros pode levar-nos a uma melhor compreensão de nós mesmos”

“O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer”

“Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo”

“Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos.”

“Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrário”

“O principal objetivo da Terapia Psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”

“Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos”

“Uma neurose é sinal de acúmulo de energia no inconsciente, ao ponto de ser uma carga capaz de explodir”

“Há coisas que ainda não são verdadeiras, que, talvez, não tenham o direito de ser verdadeiras, mas que poderão ser amanhã”

“O melhor trabalho político, social e espiritual que podemos fazer é parar de projetar nossas sombras nos outros”

“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros”

“Tudo vem de muito longe e tudo aponta para o futuro, de coisa alguma podendo afirmar-se com segurança se é somente o fim ou se já é princípio”

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba”

“Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais admirável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?”

“Tuas ideias estão tão fora de teu si-mesmo quanto as árvores e os animais estão fora de teu corpo”

“Como a experiência mostra, a psique objetiva é autônoma em alto grau. Se assim não fosse, não poderia exercer a sua função própria, que é a compensação da consciência. A consciência é passível de ser domesticada como um papagaio, mas isto não se dá com o inconsciente. Por isso Santo Agostinho agradeceu a Deus por não tê-lo responsabilizado por seus sonhos”

“Assim como tendes parte na natureza multiforme do mundo através de vosso corpo, assim tendes parte na natureza multiforme do mundo interior através de vossa alma. Este mundo interior é realmente infinito e em nada mais pobre do que o exterior. O ser humano vive em dois mundos. Um demente vive aqui ou lá, mas nunca aqui e lá”

“…a pessoa é masculina e feminina, não é só homem ou só mulher. De tua alma não sabes dizer de que gênero ela é. Mas se prestares bem atenção, verás que o homem mais masculino tem alma feminina, e que a mulher mais feminina tem alma masculina. Quanto mais homem és, tanto mais afastado de ti o que a mulher realmente é, pois o feminino em ti mesmo te é estranho e desprezível”

“O conhecimento da verdade é a intenção mais elevada da ciência e considera-se mais uma fatalidade do que intenção se, na procura da luz, provocar algum perigo ou ameaça. Não é que o homem de hoje seja mais capaz de cometer maldades do que os antigos ou os primitivo. A diferença reside apenas no fato de hoje ele possuir em suas mãos meios incomparavelmente mais poderosos para afirmar a sua maldade. Embora sua consciência se tenha ampliado e diferenciado, sua qualidade moral ficou para trás, não acompanhando o passo. Esse é o grande problema com que nos defrontamos. Somente a razão não chega mais a ser suficiente!”

“O terapeuta também está em análise, tanto como o paciente…razão porque também está exposto às influências transformadoras. Na medida em que o terapeuta se fecha à esta influência, ele também perde sua influência sobre o paciente”

“Todo mundo carrega uma sombra, e quanto menos ela está incorporada na vida consciente do indivíduo, mais negra e densa ela é. Se uma inferioridade é consciente, sempre se tem uma oportunidade de corrigi-la. Além do mais, ela está constantemente em contato com outros interesses, de modo que está continuamente sujeita a modificações. Porém, se é reprimida e isolada da consciência, jamais é corrigida, e pode irromper subitamente em um momento de inconsciência. De qualquer modo, forma um obstáculo inconsciente, impedindo nossos mais bem-intencionado propósitos”
___
Fonte: Com informações e imagem de Wikipédia - pesquisa de frases na web


terça-feira, 15 de maio de 2018

Frases e Pensamentos de Sigmund Freud




Sigmund Freud, p/ Max Halberstadt, c.1921
Sigmund Freud (1856 — 1939), foi um médico neurologista criador da psicanálise. Nasceu em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco, hoje República Tcheca, e faleceu em Londres, Inglaterra. 

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.

Suas teorias e seus tratamentos foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Sua teoria é de grande influência na psicologia atual e, além do contínuo debate sobre sua aplicação no tratamento médico, também é, frequentemente, discutida e analisada como obra de literatura e cultura geral.

Freud deixou um grande legado à humanidade, contido em sua rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu pensamento, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todo mundo deveria conhecer:

“Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança, a pessoa muda”

“Aonde estava o Id (Isso) deve advir o Eu (ego) – Em alemão – Wo Es war, soll Ich werden”. 

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”

“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer” 

“Em última análise, precisamos amar para não adoecer” 

“O sonho é uma realização (disfarçada) de um desejo (suprimido ou recalcado)” 

“As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo”

“A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas” 

“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense em uma forma de empregá-las elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente” 

“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor”

“O pensamento é o ensaio da ação” 

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio” 

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz” 

“A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana”
___
Fonte: Com informações de Wikipédia e pesquisa de frases na web - Imagem: Divisão de Gravuras e Fotografias da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos - Sigmund Freud, founder of psychoanalysis, holding a cigar. Photographed by his son-in-law, Max Halberstadt, c. 1921


domingo, 13 de maio de 2018

Antártica, satélite encontra objeto massivo sob a capa de gelo




Cientistas desconcertados por observações bizarras de gigantesca “anomalia” enterrada sob a calota polar. Ela se estende por uma distância de 243 quilômetros de diâmetro e tem uma profundidade máxima de cerca de 848 metros.

Fonte: http://www.thesun.co.uk/ (tradução livre)

Alguns pesquisadores acreditam que são os restos de um grande asteroide verdadeiramente maciço que teria mais do dobro do tamanho da rocha espacial Chicxulub que varreu os dinossauros da face da Terra ao cair próximo à Península do Yucatan, no  Golfo do México, há cerca de 65 milhões de anos.

Se essa explicação for verdadeira, poderia significar que este asteroide assassino causou o evento de extinção Permiano-Triássico que matou 96% das criaturas dos oceanos do planeta e até 70% dos organismos vertebrados que viviam em terra. No entanto, as mentes mais selvagens da Internet criaram suas próprias teorias, com alguns teóricos da conspiração alegando que poderia ser uma enorme base de OVNIs ou um portal para um misterioso submundo chamado a Terra Oca (Inner Earth).

Esta “anomalia de gravidade encontrada na região de Wilkes Land” foi descoberta pela primeira vez em 2006, quando os satélites da NASA detectaram alterações gravitacionais que indicavam a presença de um objeto enorme encontrado no meio de uma cratera de impacto com cerca de 300 milhas (480 km) de largura. Recentemente a internet se iluminou com a discussão das observações misteriosas após a equipe de caça OVNI do Team10 postar um vídeo no YouTube sobre essa anomalia.



“Até hoje, os cientistas não têm ideia ou modo de descobrir exatamente o que está enterrado profundamente sob essa espessa plataforma de gelo”, disse o narrador no vídeo. “Este continente congelado tem estado envolto em um mistério por sua própria conta há décadas“. 

A equipe do Team10 sugeriu que os nazistas construíram bases secretas e subterrâneas na Antártida durante a Segunda Guerra Mundial, que foram projetadas para serem usadas por discos voadores desenvolvidos pelos próprios cientistas nazistas.

Os caçadores de OVNIs acrescentaram: “Há alguma evidência de que isso vem à luz nos últimos anos, que imagens pretendem mostrar várias entradas construídas no lado das montanhas, com um formato ovaloide e em uma altitude muito elevada. “Isso levanta a questão: como você entraria por essas entradas sem algo que pudesse voar e tivesse a mesma forma da abertura no terreno?”

Com o degelo da Antártica, começaram a surgir várias
entradas para o interior do terreno em diferentes locais
Também foi comentado que no final da década de 1940, logo após o fim da segunda guerra mundial, a Marinha dos EUA efetuou uma missão especial com porta aviões, destroieres e cerca de seis mil soldados, chamada de Operação Highjump, para investigar o misterioso continente.

Esta expedição, que os teóricos da conspiração acreditam ter sido uma tentativa de encontrar a entrada para um mundo secreto escondido debaixo da Terra. 

No entanto, o cientista que primeiro avistou a anomalia acredita que é realmente a evidência de uma cratera de impacto de um meteoro ou asteroide maciço.

“Este impacto na região de Wilkes Land é muito maior do que o impacto que matou os dinossauros, e provavelmente teria causado danos catastróficos ao planeta na época”, disse Ralph von Frese, que foi professor de ciências geológicas na Universidade Estadual de Ohio, quando descobriu a existência da “imensa cratera” em 2006.

“Todas as mudanças ambientais que resultariam do impacto teriam criado um ambiente altamente cáustico, que seira realmente difícil de suportar, então faz sentido que a vida quase tenha sido extinta naquela época”.
___
Fonte: The Sun | COLD HARD FACTS? Satellite spots MASSIVE object hidden under the frozen wastes of Antarctica (tradução livre) - Imagens: @SecureTeam10 (twitter) 

sexta-feira, 11 de maio de 2018

O que é a Teoria das Cordas?




Teoria das Supercordas (Calabi-Yau)
Pare. Olhe em sua volta. Todas as coisas, visíveis ou não, são feitas de partículas tão pequenas que muitos acham seus tamanhos difíceis de compreender. 

Longe de nossas experiências cotidianas, elas se movem a velocidades rápidas e só podem ser observadas com algumas das tecnologias mais poderosas conhecidas pela ciência.

Elas são átomos.

A maioria das pessoas, pelo menos, já ouviu falar de átomos, e muitos sabem que eles são feitos de um núcleo contendo prótons (carga positiva) e nêutrons (sem carga). Em torno do núcleo está a nuvem de elétrons, contendo elétrons carregados negativamente. No entanto, essas partículas subatômicas não são os menores constituintes da matéria.

Por exemplo, prótons e nêutrons são feitos de partículas conhecidas como quarks. Se fôssemos aumentar o zoom e dissecar essas minúsculas partículas, que compõem toda a matéria em nosso universo, muitos acreditam que chegaríamos a algo surpreendentemente, talvez até encantadoramente familiar - uma corda.

Essa é a ideia fundamental da teoria das supercordas (abreviando, "teoria das cordas") - de que os elétrons e quarks que compõem toda a matéria em nosso universo não são objetos de dimensão zero, mas cordas unidimensionais. Estas cordas oscilam, dando as partículas acima mencionadas sua carga, massa, rotação e sabor. Assim como as diferentes vibrações de uma corda de violão produzem diferentes freqüências de pitch, diferentes oscilações de supercordas produzem qualidades diferentes para partículas subatômicas.

Sob o panorama poético da teoria das cordas está o uso da matemática mais avançada do mundo. Aqueles que desejam estudar a teoria das cordas devem primeiro estudar cálculo (simples e multivariado), geometria analítica, trigonometria, equações diferenciais parciais, probabilidade e estatística, e a lista continua crescendo. 

Apesar da complexidade, a teoria das cordas provou ser matematicamente consistente quando testada. Devido a essa consistência, a teoria das cordas é um contendor primário para a Teoria de Tudo ou Teoria M - uma teoria muito procurada pelo próprio Albert Einstein - que explica todos os fenômenos físicos conhecidos no universo e poderia prever o resultado de todos os experimentos que poderiam ser realizados em teoria. 

Se a teoria das cordas se mostrar precisa, seremos capazes de explicar todos os eventos físicos conhecidos em nosso universo - desde a geração das menores partículas subatômicas até os eventos que acontecem no abismo dos buracos negros.

Juntamente com a teoria das cordas, a explicação da geração de partículas subatômicas é outra idéia frequentemente encontrada em romances de ficção científica: o conceito de dimensões extras. A ideia pode parecer louca a princípio, assim como muitas teorias científicas em seus primeiros anos, mas a matemática por trás dessas outras dimensões provou ser verdadeira até agora. 

Vivemos em um universo tridimensional - de três dimensões (quatro, se incluirmos a dimensão do tempo). No entanto, a teoria das cordas propõe que haja um total de dez dimensões diferentes (11 no total, incluindo o tempo). Tão improvável quanto isso possa parecer a princípio, os testes matemáticos que foram feitos mostram que isso é verdade. Se esse não fosse o caso, a teoria das cordas teria sido abandonada há muito tempo, pois a ideia de um universo multidimensional é necessária para que a teoria das cordas seja precisa. Uma outra coisa que a Teoria das Cordas faz é prever a gravidade. Em outras teorias, a gravidade é um "dado".

A teoria das cordas pode parecer complicada - isso é esperado de uma teoria que tenta descrever todas as ocorrências físicas conhecidas em nosso universo. No entanto, há aqueles que se esforçam para trazer a Teoria das Cordas para aqueles que não são necessariamente os mais alfabetizados cientificamente ou matematicamente inclinados. 

Os físicos Michio Kaku, co-criador da teoria do campo de cordas, e Brian Greene (autor de "The Elegant Universe") são os principais físicos teóricos que participam do desenvolvimento da teoria das cordas. Ambos são divulgadores da ciência e pretendem descrever a teoria das cordas em termos mais simples para aqueles que desejam entender o funcionamento interno de nosso universo; sem ter que suportar os anos (e o custo) da escolaridade necessária para realizar a matemática por trás da teoria.

Kaku e Greene fazem mais do que simplesmente nos explicar os caminhos da teoria das cordas, juntamente com outras complexidades em nosso mundo. Eles nos mostram uma bela lição que pode ser aplicada a todos os aspectos da vida. Não importa quão difícil seja uma situação, não importa o quão complexa seja uma idéia, pode-se quase sempre viajar até o núcleo para encontrar uma solução lindamente simples. E, às vezes, se alguém olhar fundo o suficiente, a solução pode ser tão simples e elegante quanto uma corda.
___
Fonte: futurism.com | What is String Theory? (tradução livre) - Imagem: Wikipedia

domingo, 6 de maio de 2018

Objeto estranho é encontrado em Marte




Um robô da NASA, a agência espacial americana, descobriu o que pode ser um meteorito metálico na superfície de Marte. Se confirmado, seria o terceiro objeto deste tipo encontrado pelo jeep-robô Curiosity desde agosto de 2012, quando pousou na superfície do planeta. 

O objeto estranho foi encontrado pelo robô Curiosity em 12 de janeiro de 2018 - Foto: Rover Curiosity (NASA)

“O objeto foi batizado de Ames Knob e e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel”, disse Guy Webster, um porta-voz da Nasa, ao site americano IFL Science.

Uma imagem do objeto - feita em 12 de janeiro de 2018 - e disponibilizada no site da Nasa, revela que ele já foi “escaneado” pelo raio laser que o veículo usa para vaporizar parte da superfície de amostras, enquanto um espectrômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo raio.

Marte, o planeta vermelho

As imagens sugerem que o suposto meteorito poder ser feito de uma combinação entre ferro e níquel, e se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide. As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.


O objeto, batizado de Ames Knob, lembra outro meteorito
examinado pelo Curiosity em novembro, cuja análise
revelou uma composição de ferro e níquel
“O objeto foi batizado de Ames Knob e e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel”, disse Guy Webster, um porta-voz da Nasa, ao site americano IFL Science.

Veículos-robô em Marte já encontraram sete meteoritos metálicos no planeta (pelo menos sete foram localizados por outros veículos americanos, o Opportunity e o Spirit), mas o interessante nisso tudo é essa particularidade de seu perfil. Na Terra, 95% dos meteoritos encontrados são rochosos.

Objeto foi encontrado pelo robô Curiosity. Close-up do objeto mostra marcas deixadas pelo laser do rover Curiosity

Por quê isso ocorreu? Pode ser fruto da diferença de ambientes entre os dois planetas no que diz respeito à erosão. Ou pelo fato de o terreno escarpado de Marte tornar mais difícil a localização de rochas específicas. A ausência de oxigênio e água na atmosfera de Marte impede a oxidação de objetos metálicos, que são erodidos pelo vento e mudanças de temperatura. 

Observações iniciais das imagens sugerem, de acordo com a revista New Scientist, que o meteorito pode ter caído há relativamente pouco tempo, pois sua superfície parece suave e brilhante – ele ainda não teria sido erodido. Só que também pode se tratar de um meteorito antigo que foi polido pelas violentas tempestades de areia que atingem o planeta.

Em outubro do ano passado, o Curiosity encontrou este meteorito na mesma região de Marte  -  Foto: NASA

O Curiosity percorreu mais de 15 km desde que pousou no interior da Cratera Gale, há quatro anos e meio. Os cientistas americanos esperam tentar criar uma linha de tempo para as transformações ambientais sofridas pelo planeta – acredita-se, por exemplo, que a cratera, hoje um imenso deserto assolado por ventos, já foi um imenso lago que poderia ter abrigado algum tipo de vida.
___
Fonte: http://www.bbc.com/ | O estranho objeto encontrado pela NASA em Marte - Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch (reprodução)

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Hubble detecta hélio na atmosfera de um exoplaneta




Hubble detecta hélio na atmosfera de um exoplaneta pela primeira vez


Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA detectaram hélio na atmosfera do exoplaneta WASP-107b. Esta é a primeira vez que este elemento foi detectado na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar. A descoberta demonstra a capacidade de usar espectros de infravermelho para estudar atmosferas estendidas de exoplanetas.

A equipe internacional de astrônomos, liderada por Jessica Spake, aluna de doutorado na Universidade de Exeter, no Reino Unido, usou a Wide Field Camera 3, do Hubble, para descobrir hélio na atmosfera do exoplaneta WASP-107b. Essa é a primeira detecção desse tipo.

Spake explica a importância da descoberta: “O hélio é o segundo elemento mais comum no Universo após o hidrogênio. É também um dos principais constituintes dos planetas Júpiter e Saturno em nosso Sistema Solar. No entanto, até agora, o hélio não havia sido detectado nos exoplanetas - apesar das buscas por ele.”

A equipe fez a detecção analisando o espectro infravermelho da atmosfera do WASP-107b [1]. Detecções prévias de atmosferas estendidas de exoplanetas foram feitas através do estudo do espectro em comprimentos de onda ultravioleta e óptica; Essa detecção, portanto, demonstra que as atmosferas de exoplanetas também podem ser estudadas em comprimentos de onda maiores.

“O forte sinal do hélio que medimos demonstra uma nova técnica para estudar camadas superiores de atmosferas de exoplanetas em uma ampla gama de planetas”, diz Spake. “Os métodos atuais, que usam luz ultravioleta, são limitados aos exoplanetas mais próximos. Sabemos que há hélio na atmosfera superior da Terra e essa nova técnica pode nos ajudar a detectar atmosferas em torno de exoplanetas do tamanho da Terra - o que é muito difícil com a tecnologia atual. ”

O WASP-107b é um dos planetas de densidade mais baixa conhecido: enquanto o planeta é aproximadamente do mesmo tamanho que Júpiter, tem apenas 12% da massa de Júpiter. O exoplaneta fica a cerca de 200 anos-luz da Terra e leva menos de seis dias para orbitar sua estrela hospedeira.

A quantidade de hélio detectada na atmosfera do WASP-107b é tão grande que sua atmosfera superior deve se estender por dezenas de milhares de quilômetros espaço afora. Essa também é a primeira vez que uma atmosfera estendida foi descoberta em comprimentos de onda infravermelhos.

Como sua atmosfera é tão extensa, o planeta está perdendo uma quantidade significativa de seus gases atmosféricos no espaço - entre 0,1-4% da massa total da atmosfera a cada bilhão de anos [2].

Já em 2000, previa-se que o hélio seria um dos gases mais facilmente detectáveis ​​em exoplanetas gigantes, mas até agora as buscas não tiveram sucesso.

David Sing, co-autor do estudo, também da Universidade de Exeter, conclui: “Nosso novo método, juntamente com futuros telescópios como o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA, nos permitirá analisar atmosferas de exoplanetas em maior detalhe do que nunca ”.

Notas
[1] A medição da atmosfera de um exoplaneta é realizada quando o planeta passa na frente de sua estrela hospedeira. Uma pequena porção da luz da estrela passa pela atmosfera do exoplaneta, deixando impressões digitais detectáveis ​​no espectro da estrela. Quanto maior a quantidade de um elemento presente na atmosfera, mais fácil será a detecção.

[2] A radiação estelar tem um efeito significativo na taxa em que a atmosfera de um planeta escapa. A estrela WASP-107 é altamente ativa, suportando a perda atmosférica. À medida que a atmosfera absorve a radiação, ela se aquece, de modo que o gás se expande rapidamente e escapa mais rapidamente para o espaço.

Mais informações...
___
Fonte: Hubble Space Telescope — Science Release: Hubble detects helium in the atmosphere of an exoplanet for the first time (tradução livre) - Imagem: NASA/ESA